Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Submissão de trabalhos para feiras será feita em agosto

Feiras de Ciência e Tecnologia

Submissão de trabalhos para feiras será feita em agosto

Feiras serão realizadas em outubro nos dez campi da instituição, durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.
por Osvaldo Sato publicado: 19/07/2017 09h16 última modificação: 11/08/2017 16h52

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza no mês de outubro a edição 2017 das Feiras de Ciência e Tecnologia, eventos que integram extensão, pesquisa e inovação nos dez campi da instituição.

Para participar, os estudantes que desejam apresentar projetos de pesquisa já devem iniciar sua preparação, pois o período para inscrições dos trabalhos será de 1º a 31 de agosto.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) orienta que são necessários cuidados e atenção na hora da produção do texto e resumo. “Um trabalho bem escrito passa por uma leitura bem feita. Quanto mais lemos artigos, trabalhos científicos e outros tipos de materiais, mais entendemos a lógica do trabalho científico e tecnológico”, destacou o pró-reitor Marco Naka.

Ele explica ainda que a questão metodológica da produção científica requer a impessoalidade no texto. “Com isso, começamos a entender como devemos escrever: fundamentando não com o que pensamos, mas com o que existe já comprovado cientificamente. E assim, a escrita vai fluindo”, explicou.

Edital nº 51/2017, contendo todas as regras para seleção de trabalhos, já está publicado na Central de Seleção. Nele constam o cronograma e outras informações importantes.

As feiras são promovidas anualmente pelo IFMS desde 2012, durante a programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição.

Submissões - São gratuitas e deverão ser feitas pela internet pelo orientador do trabalho, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, cujo acesso será disponibilizado posteriormente na área das respectivas feiras na página da Semana de Ciência e Tecnologia.

Além do cadastro das informações sobre o trabalho, sobre o orientador e autores, deverá ser submetido o seu Resumo Expandido. O modelo e orientações para este resumo estão disponíveis no edital.

Podem participar da seleção projetos desenvolvidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do Instituto que tenham terminado seus cursos após novembro de 2016.

Cada trabalho deve ter um orientador, e de um a três estudantes. Há possibilidade do trabalho ter ainda um co-orientador.

A escola, na qual o estudante está matriculado, deve estar contida na área de abrangência do campus onde o trabalho está sendo submetido, conforme a relação dos municípios disponibilizada pelo IFMS.

Seleção - Os trabalhos submetidos serão avaliados por um comitê de pré-avaliação e seleção, formado por professores do campus onde cada feira será realizada. A análise compreende a documentação, homologação das inscrições e avaliação dos resumos.

Os critérios utilizados para análise serão a criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

A lista de trabalhos selecionados deve ser divulgada até 30 de setembro.

Os proponentes dos trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas Feiras, como caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral, conforme orientações contidas no edital.

Premiação - Os trabalhos selecionados serão avaliados nas feiras, por equipe composta por professores e pesquisadores do Instituto e instituições externas.

Serão premiados os três melhores trabalhos de nível médio ou técnico integrado de nível médio, de cada uma das cinco áreas do conhecimento, além de projetos de nível fundamental.

Os melhores colocados nestas categorias estarão classificados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), que será realizada em novembro, em Campo Grande.

Haverá ainda premiação para melhor pôster/banner; melhor maquete/protótipo; melhor apresentação oral; melhor relatório; melhor projeto na categoria nível médio/técnico.

Confira na tabela abaixo as datas das Feiras do IFMS em cada município:

Município Feira Datas
Aquidauana Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 16/10 e 17/10
Campo Grande Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 19/10 a 21/10
Corumbá Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) 19/10 a 21/10
Coxim Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx) 19/10 e 20/10
Dourados Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 18/10 e 19/10
Jardim Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) 18/10 a 21/10
Naviraí Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi) 19/10
Nova Andradina Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) 17/10 e 18/10
Ponta Porã Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron) 18/10 e 19/10
Três Lagoas Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) 17/10 e 18/10