Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Última semana de inscrições de trabalhos para feiras do IFMS

Última semana de inscrições de trabalhos para feiras do IFMS

Cadastro deve ser feito pelo orientador do projeto. Feiras de Ciência e Tecnologia ocorrem em dez municípios no mês de outubro.
por Osvaldo Sato publicado: 14/08/2018 10h57 última modificação: 16/08/2018 10h24

Termina na próxima segunda-feira, 20, o prazo para submissão de trabalhos para apresentação nas Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que ocorrem no mês de outubro em dez municípios.

Os projetos podem ter sido produzidos por estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio ou do técnico integrado, das instituições de ensino, públicas ou privadas, dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS.

Podem inscrever também seus trabalhos os egressos dos cursos técnicos integrados do Instituto, que tenham concluído seus cursos após novembro de 2017.

Todas as regras para participação nas Feiras estão disponíveis no Edital nº 046/2018, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e podem ser feitas até 20 de agosto, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos. O cadastro deve ser feito pelo orientador do projeto.

No processo de submissão, o orientador deve cadastrar informações sobre o trabalho e os autores, além de submeter o resumo expandido, elaborado de acordo com os modelos disponibilizados na Central de Seleção.

Seleção – Os projetos serão avaliados com base na análise das propostas, a partir da inscrição e da avaliação dos resumos expandidos, ficando a cargo dos comitês de pré-avaliação e seleção de cada feira, formados por professores dos campi.

Na avaliação dos resumos serão considerados aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem. Os trabalhos selecionados deverão ainda providenciar os itens necessários para apresentação nas feiras, conforme descrito no edital do processo seletivo.

Feiras – Fazem parte da programação da edição 2018 da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS nos campi Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Durante as Feiras, os trabalhos serão analisados por comissões avaliadoras compostas por professores e pesquisadores oriundos de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos.

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhor pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação que deve ser retirado no campus responsável pela organização da feira onde o trabalho foi apresentado.

Semana de Ciência e Tecnologia – Em 2018, o evento será realizado de 1º a 5 de outubro. A edição terá como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estipulados pelas Nações Unidas.

Na programação, além das feiras, estão previstas atividades gratuitas e abertas ao público, como palestras, oficinas e mesas-redondas.

Cronograma das Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS 2018

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 01, 02 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 03 a 05/10