Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Última semana de submissão de trabalhos para feiras do IFMS

Feiras de Ciência e Tecnologia

Última semana de submissão de trabalhos para feiras do IFMS

Podem participar estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas do estado. Prazo de inscrições termina na próxima terça-feira, 20.
por Osvaldo Sato publicado: 13/08/2019 16h57 última modificação: 19/08/2019 10h21

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima terça-feira, 20, as submissões de trabalhos para apresentação na edição 2019 das Feiras de Ciência e Tecnologia, que serão realizadas nos dez campi da instituição entre 30 de setembro e 5 de outubro.

Podem participar estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, de escolas públicas ou privadas, dos municípios onde ocorrerão as feiras e suas respectivas áreas de abrangência. A participação também é aberta a ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos técnicos integrados após novembro do ano passado.

A inscrição deve ser feita pelo orientador do projeto de pesquisa, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público, por meio do Sistema de Submissão.

Na submissão, deve ser feito o cadastro das informações sobre o trabalho, como orientador e autores, além da submissão do resumo expandido.

Todas as regras de participação estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção.

Trabalhos - Devem se enquadrar nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

Cada trabalho pode ter um orientador, um coorientador e até três estudantes de ensino fundamental, médio e técnico integrado. Os alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) podem participar como co-orientadores, caso haja interesse.

Todas as orientações necessárias para a preparação do resumo estão disponíveis no anexo 2 do edital.

Seleção - A análise da documentação e a homologação das inscrições serão feitas pelas comissões organizadoras das feiras científicas em cada campus.

Os resumos expandidos serão avaliados por servidores do IFMS e pesquisadores credenciados. Dente os itens a serem observados estão criatividade e inovação, conhecimento científico sobre o tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

As equipes que tiverem os trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas feiras, o que inclui o caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral.

Feiras - Serão realizadas entre 30 de setembro e 5 de outubro, de acordo com o cronograma de cada campus do IFMS.

Os eventos ocorrem durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, nos municípios de Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.  Todos os autores receberão certificado de participação.

Para mais informações, consulte a página das Feiras de Ciência e Tecnologia 2019.

Semana de Ciência e Tecnologia - As feiras integram a programação da Semana, que neste ano tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, seguindo a temática nacional do evento.

Na programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, estão previstas outras atividades gratuitas e abertas ao público, como palestras, oficinas e mesas-redondas.

Cronograma das Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS 2019

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 30/09, 1/10 e 4/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 02 a 4/10