Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimos dias de inscrição de projetos para Incubadora de Empresas

TecnoIF

Últimos dias de inscrição de projetos para Incubadora de Empresas

Processo seletivo se destina a estudantes de nove campi do IFMS e prevê a concessão de 40 bolsas.
por Cleyton Lutz publicado: 19/03/2019 16h29 última modificação: 21/03/2019 13h53

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima terça-feira, 26, as inscrições no processo seletivo de projetos de negócios para a Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF). O edital de abertura, publicado na Central de Seleção, prevê a concessão de 40 bolsas. 

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas, que já possuem unidades TecnoIF implantadas.  

Os modelos de negócios devem necessariamente ser tecnológicos e, preferencialmente, estarem concentrados nos cursos ministrados nos campi, podendo haver interação entre os cursos relacionados ao projeto. 

Para participar, o discente deve preencher a ficha de inscrição online. O candidatado não pode possuir pendências em programas e atividades geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).  

O projeto poderá ser submetido por equipes compostas por até três estudantes, sendo que cada uma deverá ter um representante, que ficará responsável pelo recebimento da bolsa prevista no edital. 

Seleção - Ocorrerá em duas etapas. A primeira consistirá em um workshop com dois treinamentos sobre o sistema de incubação da TecnoIF e sobre a elaboração de apresentações no formato pitch

Já a segunda etapa prevê a realização da apresentação do projeto, em formato pitch, para uma banca multidisciplinar. O candidato também precisa gravar um vídeo com duração máxima de 10 minutos. 

A avaliação do projeto levará em consideração critérios como o caráter inovador da proposta, potencial de impacto socioeconômico, foco do negócio com a demanda regional, possibilidade de viabilização/implantação e perfil empreendedor do candidato. 

Os resultados provisório e final estão previstos para os dias 16 e 23 de abril, respectivamente. O período de pré-incubação será de maio a novembro. 

Bolsas - Os selecionados receberão durante seis meses uma bolsa de fomento ao empreendedorismo inovador, com valor mensal de R$ 100,00. O recebimento será feito por um representante da equipe.  

A concessão da bolsa visa apoiar os pré-incubados no custeio das despesas com as capacitações previstas para o período. O número de bolsas será dividido entre os campi participantes de forma proporcional ao número de projetos aprovados no resultado final do processo seletivo.  

A TecnoIF é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFMS.