Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimos dias de submissão de projetos de pesquisa

Iniciação Científica

Últimos dias de submissão de projetos de pesquisa

Prazo termina no dia 29 de abril. Seleção prevê apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos e pagamento de bolsas a estudantes.
por Paulo Gomes publicado: 24/04/2019 14h14 última modificação: 25/04/2019 10h01

Termina no próxima segunda-feira, 29, o prazo para submissão de projetos de pesquisa e indicação de estudantes bolsistas do ciclo 2019-2020 da iniciação científica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O edital com todas as regras está disponível na Central de Seleção e prevê apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos, além de pagamento de bolsas aos estudantes participantes.

Os participantes não podem ter pendências com programas geridos pela Pró Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como outras instâncias do IFMS e/ou do CNPq. O Currículo Lattes deve estar atualizado há, no mínimo, seis meses.

As propostas de pesquisas devem gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho. Poderá ter ainda a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

A submissão deve ser feita por meio do Sistema de Unificação da Administração Pública (Suap) pelo coordenador do projeto – obrigatoriamente um docente do IFMS. Foram elaboradas orientações para submissão do projeto de pesquisa e atualização do Currículo Lattes.

Apoio - Entre agosto deste ano e julho de 2020, serão ofertadas bolsas para até 218 estudantes do ensino médio e da graduação do IFMS envolvidos com as pesquisas, no valor mensal de R$100,00 e R$400,00, respectivamente.

Cada projeto também poderá obter apoio financeiro para o custeio dos insumos que serão utilizados na pesquisa, o que inclui aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, além de instalação, recuperação e manutenção de aparelhos.

São previstas parcelas únicas de R$200,00 para projetos do ensino médio e R$400,00 para os da graduação. Os valores são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Este edital é regido Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e por Programas Institucionais de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cronograma - As inscrições validadas serão divulgadas até 14 de maio. Os resultados preliminar e final deverão ser publicados nos dias 12 e 25 de junho, respectivamente.

Os projetos deverão ser executados a partir de agosto deste ano. As datas importantes da seleção constam no cronograma (item 4 do edital), assim como as orientações para submissão das propostas e quesitos a serem avaliados.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento, ligada à Propi, pelo e-mail .

Iniciação Científica - Os estudantes selecionados poderão participar, como bolsistas ou voluntários, dos seguintes programas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): busca contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além de contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas instaladas na área de abrangência dos campi do IFMS.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da Pesquisa do site institucional.

Oferta de bolsas para o ciclo 2019-2020

Programa Bolsas IFMS Bolsas CNPq