Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimos dias para preenchimento da Autoavaliação Institucional 2017

Últimos dias para preenchimento da Autoavaliação Institucional 2017

A meta é que 80% da comunidade acadêmica responda ao questionário. Prazo termina na próxima terça-feira, 14.
por Paulo Gomes publicado: 09/11/2017 09h33 última modificação: 09/11/2017 09h35

Termina na próxima terça-feira, 14, o período para estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) preencherem o questionário da Autoavaliação Institucional de 2017. Os dados obtidos ajudam a definir os rumos do planejamento institucional e são uma exigência estabelecida por lei.

A meta é atingir 80% dos possíveis 6.486 participantes, segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFMS, responsável pelo processo.

“A participação de todos os atores é fundamental nesse processo. A avaliação será importante para direcionarmos nossas ações e melhorarmos o nível de qualidade dos processos de ensino, pesquisa e extensão que já desenvolvemos”, explicou Reinaldo Cassiano, presidente da Comissão.

Ele relata que um trabalho em parceria com as CPAs dos campi está sendo desenvolvido para mobilizar a comunidade. Os estudantes estão sendo incentivados a ir aos laboratórios de informática para preenchimento do questionário.

De acordo com Cassiano, não há intenção de prorrogar o prazo de preenchimento. “Já demos 30 dias para as respostas para evitar prorrogações”, informou.

Como participar - O questionário está disponível no Sistema de Avaliação. O login deve ser feito usando o número do CPF no campo “Usuário”.

As 34 questões avaliam o desempenho das ações de ensino, pesquisa, extensão, gestão e administração desenvolvidas pelo IFMS. O participante deve optar entre cinco conceitos (excelente, muito boa, suficiente, insuficiente, desconheço e inexistente).

A autoavaliação abre oportunidade para estudantes e servidores apontarem fragilidades e pontos fortes da instituição. É uma exigência da Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A consulta interna é o primeiro passo do processo. Os dados dão origem a um relatório para ser entregue ao Ministério da Educação (MEC) e publicado no site do IFMS.

Os relatórios produzidos com os dados das autoavaliações de 2013 a 2016 estão disponíveis na página da CPA.

CPA – Criada por meio da Portaria nº 774, de 1º de outubro de 2013, a Comissão é formada por servidores que representam os campi do IFMS, além do presidente.

A composição atual da CPA foi designada pela Portaria nº 1.857, de 04 de agosto de 2017.

Uma das funções da Comissão é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios servem de base para credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior, e para reconhecimento e renovação dos cursos oferecidos.

Para mais informações, o e-mail de contato é .