• Twitter
  • Flickr
  • Facebook
Central de Seleção IFMS

Cursos

A definição dos cursos a serem oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é resultado de duas ações desenvolvidas pelos gestores da instituição: estudo aprofundado sobre as características socioeconômicas e as potencialidades de desenvolvimento do Estado, e a consulta popular, mediante audiências públicas, seminários e palestras em cada município onde será instalado um campus do IFMS.

Além do cruzamento destas informações e dos indicadores oficiais obtidos pela extensa pesquisa bibliográfica, foram utilizados dois documentos referência para oferta de cursos, que são o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, ambos publicados pelo Ministério da Educação (MEC).

Os catálogos dividem os cursos em eixos tecnológicos, que englobam os cursos de acordo com suas características científicas e tecnológicas. Após a análise das potencialidades regionais, o IFMS definiu implantar inicialmente os cursos disponíveis em cinco eixos, são eles:

a) Controle e Processos Industriais;

b) Informação e Comunicação;

c) Infraestrutura;

d) Produção Alimentícia;

e) Recursos Naturais;

Dentro de cada eixo tecnológico existe uma série de cursos que podem ser implantados pelas instituições de ensino, respeitando os programas pré-definidos pelo MEC, nos referidos catálogos. A meta do IFMS é oferecer cursos técnicos de nível médio, educação profissional a distância, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.

Existe ainda a previsão da oferta de cursos de educação inicial e continuada (FIC) e de pós-graduação, inicialmente lato sensu (especialização) e, posteriormente, stricto sensu (mestrado e doutorado), após consolidação de programas e capacitação de docentes.