Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Capacitação

Capacitação

O Decreto nº 9991/19, que dispõe da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), trouxe novidades à forma de desenvolvimento dos servidores públicos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, entre elas o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

Todas as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais do órgão devem ser elencados no PDP, cuja elaboração deve contar com ampla participação dos servidores. 

Além de contribuir com o planejamento das ações de desenvolvimento do IFMS, é importante que os servidores registrem no módulo Capacitação do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública) todas as atividades de capacitação realizadas. Dessa forma, as informações de capacitação ficam cadastradas no assentamento funcional de professores e técnicos-administrativos, constituindo o histórico de aprendizagem percorrida no decorrer da vida funcional.

Nesta página você encontra mais informações sobre o PDP, sobre os eventos de capacitação previstos, progressão na carreira, tipos de afastamentos previstos e liberação para realização de ações de desenvolvimento em serviço. Confira!

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

Pessoas

É um planejamento anual pautado em um levantamento das capacitações que serão realizadas no IFMS. Confira o PDP 2024!

Afastamentos

Afastamentos

Conheça os quatro tipos de afastamentos para participação em ações de desenvolvimento definidos na nova regulamentação. 

Desenvolvimento em Serviço

Lâmpada

As ações de desenvolvimento em serviço são aquelas realizadas em horário de trabalho, mediante liberação da chefia imediata. 

Agenda de Eventos

Agenda de Cursos

Servidor, confira a lista de cursos e palestras com inscrições abertas, informações sobre a capacitação e saiba como se inscrever.

Relatório de Capacitação

Papéis

O servidor deve preencher o relatório ao término de cada curso custeado pelo IFMS, ou mesmo em casos de não conclusão.

Catálogo de Cursos

Catálogo de Cursos

Confira a edição 2024 do Catálogo organizado pela Codev, com 212 opções de cursos gratuitos a distância, em 20 diferentes áreas!

Você sabia?

Lápis

Nesta seção, você fica por dentro de informações importantes e atuais para sua vida funcional no que se refere à capacitação.

Despesas com capacitação

Recibos

O IFMS disponibiliza os gastos com ações de desenvolvimento, incluindo capacitação dos servidores. Clique e saiba mais!

Progressão por Capacitação

Informação

Técnico-administrativo, saiba como solicitar a progressão por capacitação e qual a documentação necessária para fazer o pedido.