Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para II Dia da Consciência Indígena

Extensão

Abertas inscrições para II Dia da Consciência Indígena

Evento será realizado no dia 22 de março, com transmissão ao vivo pelo Youtube. As inscrições são gratuitas
por Laura Silveira publicado: 15/03/2022 08h32 última modificação: 15/03/2022 08h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove no dia 22 de março o II Dia da Consciência Indígena. O evento será realizado de forma online, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento. A organização é feita pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) do IFMS.

"A iniciativa institucionaliza uma agenda para o debate e a reflexão acerca da luta e história indígena no Brasil, o racismo e o preconceito em suas diversas formas de expressão, as profundas desigualdades sociais existentes, a legislação que trata da questão e a proposição de alternativas e estratégias para o combate a todas as formas de discriminação", explica a coordenadora do evento, Luciana Silva, técnico-administrativa do Campus Jardim.

"A iniciativa institucionaliza a agenda para o debate e a reflexão acerca da luta e história indígena no Brasil, o racismo e o preconceito em diversas formas de expressão, além da proposição de alternativas e estratégias para o combate à discriminação", explica a coordenadora do evento, Luciana Silva.

Programação - Tem início às 8h, com cerimônia de abertura e mesa-redonda sobre a importância das retomadas dos territórios tradicionais para as crianças indígenas Guarani e Kaiowá.

Na parte da tarde, os temas a serem abordados incluem, entre outros:

  • Grafismos indígenas e pinturas corporais;
  • Desenvolvimento capitalista, trabalho e resistência indígena;
  • Povos indígenas do Mato Grosso do Sul;
  • Os direitos territoriais indígenas na Constituição de 1988;
  • A tese do Marco Temporal e a população Laklãnõ;
  • Reflexões sobre os desafios dos povos indígenas no Espírito Santo;
  • A luta pelos direitos humanos dos povos indígenas;
  • Povos indígenas e suas respostas às crises da contemporaneidade.

"Considerando a temática do evento, não poderíamos deixar de contar com a participação de palestrantes indígenas de diferentes etnias, como Terena, Guarani Kaiowá, Pitaguary, Guarani Nhandeva e Boe Bororo. Para a cerimônia de encerramento, destacamos a participação da rapper paulista Katú Mirim, que, além de uma breve apresentação cultural, contará um pouco da sua história e de sua carreira", ressalta a coordenadora.

Também estão entre os palestrantes docentes do IFMS, que abordarão as experiências práticas com a temática indígena em sala de aula, além de representantes de diferentes instituições de ensino, parceiras do evento, como Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade de Lisboa.

A programação completa está disponível na página do evento. Haverá certificado de participação para os inscritos.

O II Dia da Consciência Indígena recebe apoio financeiro institucional para sua realização por ser um dos contemplados pelo Edital 066/2021, de fomento a atividades de extensão no IFMS.