Pesquisa
Estudantes expõem projetos em evento do MEC
Projetos desenvolvidos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são apresentados na Mostra Tecnológica da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação até domingo, 22.
Com o tema ‘Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil’ , o evento é sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília (DF). O IFMS é um dos 26 institutos federais participantes da Mostra Tecnológica, que conta com apresentação de produtos, protótipos, novas tecnologias e projetos.
Os seis trabalhos da instituição apresentados são desenvolvidos em cinco campi:
CAMPUS CORUMBÁ
- Produção de tijolos ecológicos com os finos de rejeitos da mineração da Morraria do Urucum
CAMPUS COXIM
- Inovação Sustentável para criação de peixes
CAMPUS JARDIM
- Projeto Casa Pantanal – Produção de unidades habitacionais de baixo custo utilizando tijolo ecológico
CAMPUS NAVIRAÍ
- Previsão de produtividade de milho usando algoritmos de machine learning e clima
CAMPUS NOVA ANDRADINA
- Colonização Micorrízica em raízes de plantas coletadas em solo sob sistema de plantio direto
- Despertando cientistas: multiplicadores em energia fotovoltaica
"A troca de experiência entre os estudantes em eventos assim enriquece as discussões e traz novas perspectivas, beneficiando toda a comunidade científica", ressalta a pró-reitora Roselene Oliveira.
A reitoria do IFMS, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), está apoiando financeiramente a participação de dez estudantes no evento.
A pró-reitora Roselene Oliveira ressalta que é de grande importância proporcionar aos discentes vivências como essa.
"Isso permite que eles, muitas vezes com recursos limitados, tenham acesso a oportunidades de aprendizado e networking, enriquecendo sua formação. A troca de experiência entre os estudantes em eventos assim enriquece as discussões e traz novas perspectivas, beneficiando toda a comunidade científica e motivando-os a seguir carreiras acadêmicas e científicas, promovendo a inovação e o avanço do conhecimento".
A acadêmica de Agronomia do Campus Nova Andradina, Emily Miskiw, 20, participa do evento pela primeira vez e também acredita que essa experiência é muito importante, principalmente, por poder conhecer o trabalho de outros Institutos Federais.
"Temos a oportunidade de trocar experiências e contatos, ver realidades diferentes, possibilidades de projetos em conjunto, e observar o que podemos ou não aplicar no nosso campus. Estou levando para casa uma bagagem sensacional de conhecimento, muita coisa nova, muito de tudo! Se eu tivesse a possibilidade, voltaria para o evento no próximo ano".
A estudante apresenta na Semana Nacional o trabalho 'Despertando Cientista: Multiplicadores de Energia Fotovoltaica'.
"Temos a oportunidade de trocar experiências e contatos, ver realidades diferentes, e observar o que podemos ou não aplicar no nosso campus. Estou levando para casa uma bagagem sensacional de conhecimento", aponta a estudante Emily.
"O projeto tem o intuito de difundir a energia fotovoltaica nas escolas por meio dos educadores multiplicadores, trazendo a consciência crítica dos alunos diante de suas descobertas, levando a eles atividades reflexivas e despertando o seu interesse pela ciência", explica Emily.
Semana - Busca envolver o público em geral e estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, das redes estaduais, municipais, distrital e federal e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagens (SNAs).
Além disso, tem foco nos servidores e outros profissionais da educação, pesquisadores, imprensa, jovens e adultos, setores produtivos, estudantes com possibilidade de ingresso e sociedade em geral.
Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) promove esta edição de 2023 conjuntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A iniciativa visa celebrar o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, comemorado em 23 de setembro, data que instituiu as primeiras escolas técnicas no país, conhecidas como Escolas de Aprendizes e Artífices, por meio do Decreto nº 7.566/1909.
A programação da Semana inclui outras atividades que visam divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre a Educação Profissional e Tecnológica, como oficinas, seminários, encontros, palestras, debates e apresentações culturais.
Saiba mais na página oficial do evento!