Internacionalização
Estudantes poderão fazer intercâmbio no Canadá
Está aberta a oportunidade para que estudantes dos cursos técnicos integrados e graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) façam um intercâmbio de curta duração no Canadá ainda neste semestre. A atividade visa proporcionar o aprimoramento da língua inglesa e a vivência intercultural.
São ofertadas 12 vagas para matriculados nos dez campi da instituição.
O Edital nº 060/2025, com as regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.
O intercâmbio, oferecido pela International Language Schools of Canada (ILSC) Education Group em parceria com a Toronto First Steps (TFS), será feito entre os dias 3 e 14 de novembro, na cidade de Toronto.
Cada estudante selecionado receberá do IFMS auxílio de R$ 21 mil para o custeio de despesas com o curso de língua inglesa, obtenção do passaporte, aquisição de passagens aéreas, contratação de seguro saúde, entre outras. Os intercambistas ficarão hospedados em casa de família.
O apoio financeiro também é destinado a atividades culturais e pedagógicas, como visitas técnico-científicas e workshops.
"Essa iniciativa permite a estudantes de baixa renda terem vivências internacionais. Além disso, potencializa a disseminação das experiências adquiridas e a multiplicação do conhecimento, o que leva ao fortalecimento institucional", destaca a assessora de Relações Internacionais, Tânia Sasaki.
A assessora de Relações Internacionais do IFMS, Tânia Sasaki, explica que a oferta das vagas de intercâmbio estudantil cumpre objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente.
"São objetivos que visam fortalecer a inclusão e a diversidade, além das relações institucionais nacionais e internacionais. Para isso, os seguintes aspectos foram considerados: a promoção da internacionalização institucional, o fortalecimento da capacidade institucional e o impacto no desenvolvimento regional e social", pontua.
Tânia destaca ainda o caráter inclusivo do edital, que também cumpre a função de qualificar os participantes ao ampliar a formação intercultural e linguística, agregando competências globais.
"Essa iniciativa permite a estudantes de baixa renda terem acesso a vivências internacionais. Além disso, potencializa a disseminação das experiências adquiridas e a multiplicação do conhecimento, o que leva ao fortalecimento institucional", finaliza.
Apoio Financeiro - Ao todo, o IFMS disponibilizou R$ 252 mil para apoiar os estudantes intercambistas.
Dos 12 auxílios, dez serão custeados pela Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Assessoria de Relações Internacionais (Asint). Os outros dois serão viabilizados pelos campi Campo Grande e Ponta Porã.
"Essa é uma ação que reflete nosso compromisso com a internacionalização do IFMS e com o aperfeiçoamento da formação acadêmica. Além de aprimorarem o inglês, os intercambistas irão valorizar seus currículos, conhecer outra cultura e ampliar a visão de mundo", ressalta a reitora Elaine Cassiano.
A reitora Elaine Cassiano destaca a importância da iniciativa para a formação dos estudantes.
"Essa é uma ação que reflete nosso compromisso com a internacionalização da instituição e com o aperfeiçoamento da formação acadêmica. Além de aprimorarem o inglês, os intercambistas terão a oportunidade de valorizar seus currículos, conhecer outra cultura e ampliar a visão de mundo", ressalta.
Inscrições - Poderão ser feitas a partir deste sábado, 9, por meio do preenchimento de formulário eletrônico. O prazo seguirá até 25 de agosto.
A documentação para comprovar a renda per capita (Anexo III do edital de abertura da seleção) deverá ser entregue no Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) do campus.
Além de estar matriculado no curso técnico integrado ou de graduação do IFMS, o estudante interessado precisa atender aos seguintes requisitos:
- ter no mínimo 16 anos;
- não ter processo disciplinar instaurado e ainda aberto na instituição;
- ter média geral igual ou superior a 7, conforme o Coeficiente de Rendimento (CR).
Beneficiários da Assistência Estudantil não precisarão entregar a documentação comprobatória de renda per capita. Deverão solicitar uma declaração do campus, confirmando a condição, e anexá-la no ato da inscrição.
Serão critérios de seleção a renda per capita e o Coeficiente de Rendimento atual dos estudantes.
Cronograma - Os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para 1º e 8 de de setembro, respectivamente.
Após o retorno ao Brasil, o estudante deverá apresentar relatório final sobre as atividades realizadas e o certificado de conclusão do curso de inglês, além de realizar uma ação para a comunidade do IFMS, em que relate a experiência vivenciada e a contribuição dela para sua formação.
Durante o período de afastamento (3 a 14 de novembro), o estudante intercambista poderá afastar-se das atividades acadêmicas, conforme previsto no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFMS e, ao retornar, será de sua inteira responsabilidade atualizar-se quanto ao conteúdo e atividades avaliativas perdidas.