Você está aqui: Página Inicial > Candidatos > Diretor-geral > Aquidauana > Professor Robson

Foto Oficial

PROFESSOR ROBSON

CANDIDATO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL de AQuidauana

site.png
lattes.png
youtube.png
facebook.png
instagram.png
X
TikTok
Threads

 

AGENDA DE CAMPANHA

Currículo resumido

Robson Lubas Arguelho

Professor no IFMS campus Aquidauana desde 2016, Advogado (OAB nº 23944), Administrador (CRA nº 8160), Licenciado no Ensino Profissionalizante. Especialista em Sistemas de Informação e Mestre em Administração Pública pela UFGD. Técnico Administrativo na função de Técnico de Laboratório /Administração UFGD entre os anos de 2011 e 2016. Professor Pesquisador I -Supervisor de Estágio na Universidade Aberta do Brasil - UAB/EaD-UFGD. Professor Formador também na UAB/EaD-UFGD e Professor Voluntário na UFMS (Campus Aquidauana) em disciplinas na área do Direito. No IFMS, atuou como Diretor de Relações Institucionais – Direl e Diretor Executivo da Reitoria – Diret. Atualmente cursando especialização em Direito Educacional.

Resumo do Plano de Gestão

Professor Robson - Por um IF participativo: Educação, Democracia, Diversidade e Inclusão

Princípios norteadores:

  • Valorização e respeito ao ser humano;
  • Gestão humanista, democrática, participativa, transparente e inovadora;
  • Respeito e apreço à pluralidade de ideias e concepções pedagógicas;
  • Liberdade de ensinar, aprender, divulgar o pensamento, a arte e o saber;
  • Defesa da educação pública, gratuita, laica, democrática, inclusiva e de qualidade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Desenvolvimento sustentável e compromisso social;
  • A proposta completa encontra-se no Plano de Gestão. A seguir apresentaremos apenas algumas. Tais propostas, possuem como fundamento as dimensões do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, que trará as metas estratégias a serem atingidas dentro das seguintes Dimensões:
  • Estudantes e Servidores;
  • Gestão e Infraestrutura;
  • Processos Acadêmicos;
  • Orçamento e Finanças.

Algumas das propostas defendidas pelo Professor Robson:

  • Instituir a Comissão Permanente para elaboração de Planos de Melhorias para o campus e o Conselho de Campus com a participação de toda comunidade, bem como, instituir a ideia de Orçamento Participativo;
  • Eleição para Diretoria de Administração e Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Solucionar o problema da quadra de esportes;
  • Transformar o campus em um centro poliesportivo;
  • Instituir o Núcleo de Esportes;
  • Transparência das ações da Gestão;
  • Lutar pela construção do auditório, refeitório, área de descanso para servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados e motoristas;
  • Implementar uma política de comunicação efetiva. Fortalecimento e Regulamentação da Rádio já existente no campus;
  • Implantar uma brinquedoteca para pais e mães estudantes e trabalhadoras(es);
  • Garantir a pesquisa e a extensão como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo;
  • Destinar recursos para o Napne e o Neabi;
  • Elaboração do Planejamento Anual Estratégico de forma coletiva;
  • Ampliar a acessibilidade no campus;
  • Viabilizar a moradia/alojamento para estudantes;
  • Viabilizar a oferta do transporte para estudantes;
  • Viabilizar a oferta da alimentação escolar todos os dias da semana, trazendo o debate sobre a oferta de alimentação em período de férias aos estudantes que necessitam;
  • Investir em instrumentos musicais e materiais para estimular a música, a arte e a cultura;
  • Investir em material esportivo e fomentar o pagamento de bolsas para atletas;
  • Buscar viabilizar atendimento médico aos estudantes do campus via Acordo de Cooperação Técnica;
  • Buscar parceria para equipar a sala e iniciar o atendimento odontológico (dentista) aos estudantes;
  • Viabilizar o espaço “Escritório Estudantil” para estudantes desenvolverem atividades administrativas (Xerox, impressão e material de escritório) sob a responsabilidade do CA´s, Grêmio, DA´s, Atléticas;
  • Viabilizar a construção da ciclovia no acesso para o campus;
  • Planejamento para manutenção e avanço nas propostas envolvendo o Programa de Gestão e Desempenho (Teletrabalho) e a Jornada Ininterrupta (30 horas);
  • Valorização da carreira PCCTAE tal qual a Lei 11.091/05 determina;
  • Defender a mobilidade de servidores, docentes e estudantes entre os campi.
  • Propor a rotatividade em cargos de gestão.
  • Lutar pelo aumento no número de docentes e técnicos e pelo fim da disfunção burocrática;
  • Reconhecer, respeitar e valorizar a autonomia docente;
  • Melhorar as condições de trabalho e atribuições das Coordenações de Cursos/Eixo;
  • Rever a proposta de sábados letivos com a participação de toda a comunidade escolar.

ACESSE A ÍNTEGRA DO PLANO DE GESTÃO

Edite o tile para adicionar o código que será incluído.