Agenda IFMS

Edição #218

IFMS realiza I Workshop de Extensão nesta semana

De terça a quinta-feira, 26 a 28, é realizado o I Workshop de Extensão do IFMS, no Hotel Vale Verde (Av. Afonso Pena, 106 – Bairro Amambai), na capital. A programação inclui palestras e mesas de discussão com a participação de representantes de instituições federais de ensino de todas as regiões do país. Também está prevista a apresentação de 38 trabalhos de extensão desenvolvidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Informações: www.ifms.edu.br/assuntos/eventos

Festival aberto à comunidade é promovido em Nova Andradina e Jardim

Entre segunda e quarta-feira, 25 a 27, o Campus Nova Andradina realiza o Festival de Arte e Cultura 2019. As exposições, atrações artísticas e cerca de 30 oficinas ocorrem no campus local da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A última unidade do IFMS a sediar o Festival neste ano é Jardim. A programação começa na quarta-feira, 27, e segue até sábado, 30, com concursos culturais, oficinas, palestra e workshop. As atividades nos dois municípios são gratuitas e abertas ao público. Confira a programação na página.

Informações: (67) 3378-9594 ou proex@ifms.edu.br

IFMS

Cosup 2020-2021
Candidatos podem fazer campanha a partir de quarta-feira

Os candidatos inscritos no processo eleitoral para escolha dos membros do Conselho Superior (Cosup) do IFMS para o biênio 2020-2021 podem fazer a campanha a partir de quarta-feira, 27, até 8 de dezembro. A votação será realizada por sistema eletrônico no dia 9 de dezembro, nos dez campi e na reitoria. Serão eleitos representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo e estudante, sendo quatro titulares e quatro suplentes para cada categoria. O Cosup é o órgão colegiado máximo da instituição e tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Informações: www.ifms.edu.br/novocosup

Campo Grande
Concerto gratuito é realizado na quinta-feira

Na quinta-feira, 28, o Trio Ars Nova realiza um concerto com repertório de música de câmara, a partir das 19h30, na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Bairro Amambaí (Av. Salgado Filho, 602), em Campo Grande. O trio é formado pelos músicos Hudson Campos, na clarineta, Sandra Tornich, no violoncelo, e Rodrigo Falson, no piano – professor de música do IFMS. A entrada é gratuita. O concerto integra um projeto de extensão do Instituto Federal e recebe recurso financeiro por meio de edital de fomento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Informações: rodrigo.pinheiro@ifms.edu.br

Engrenagem

Capacitação I
Curso aborda tramitação de projetos por meio de fundação de apoio

Na sexta-feira, 29, é realizada a capacitação “Tramitação de projetos por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO)”, autorizada a atuar junto ao IFMS. O curso é oferecido na sala do Cosup da reitoria e transmitido por videconferência aos dez campi, das 9h às 16h30, com intervalo para almoço. O ministrante é o diretor-presidente da FACTO, professor Klinger Caprioli. Entre os temas abordados estão captação de recursos, e tramitação e operacionalização de projetos por meio da fundação de apoio. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira, 28, em formulário eletrônico.

Informações: (67) 3378-9594 ou proex@ifms.edu.br

Lápis

Capacitação II
Gestão do tempo é tema de capacitação ofertada a servidores

Na quinta-feira, 28, das 13h30 às 17h30, cerca de 80 servidores do IFMS participam do curso Administração da Vida: Gestão do Tempo e Organização Pessoal, realizado na reitoria e transmitido por videoconferência para as demais unidades da instituição. A capacitação é ministrada por Higya Merlin, formada em Administração, pós-graduada em Administração Pública e Gestão Estratégica de Pessoas e ocupante do cargo de analista judiciário do TRT 24ª Região (Tribunal Regional do Trabalho). Entre os temas a serem abordados estão gestão do tempo como técnica e comportamento, sinais da má gestão do tempo na vida pessoal e profissional, diferença entre urgência e importância, procrastinação, perfeccionismo, reuniões produtivas, entre outros.

Informações: (67) 3378-9559 ou codev@ifms.edu.br

Dourados
Exposição apresenta cultura e história de países africanos

No sábado, 30, o Campus Dourados realiza a "Feira Cultural Alegria na África", com exposições de elementos da cultura africana, como história, literatura, arte, música e imagens dos países. Estão previstas também rodas de capoeira e apresentações culturais. O evento faz parte da terceira edição do "Mês da História e Cultura Afro-Brasileira" no campus. Cada sala da exposição apresenta dois países, contemplando África do Sul, Angola, Argélia, Cabo Verde, Egito, Etiópia, Guiné Bissau, Madagascar, Mali, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Senegal e Zimbábue. A exposição vai das 7 horas às 18 horas e a visitação é gratuita.

Informações: (67) 3240-8500 ou neabi.dr@ifms.edu.br