Agenda IFMS

Edição #252


Crachá

Ensino
Plano para permanência e êxito será apresentado em três campi

Durante a semana a comissão central de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito fará a apresentação dos Planos de Ação e Intervenção para 2021, com ênfase especial para as estratégias de ação durante as atividades não presenciais. Na terça-feira, 11, a partir das 8 horas serão atendidos os campi Corumbá, Campo Grande e Dourados. Voltada ao combater a evasão e retenção nas unidades do IFMS, a ação se iniciou no mês de abril e já foi realizada nos campi Aquidauana, Três Lagoas, Coxim, Jardim, Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã.

Informações: comissao.peipee@ifms.edu.br

T.I.

Campo Grande
Inscrições para hackathon online começam na 3ª

O Campus Campo Grande abre na terça-feira, 11, as inscrições para seu Hackathon Online. O evento virtual se destina ao desenvolvimento de soluções para a proposta inicial. Os resultados devem ser aplicações tecnológicas nas áreas de Informática, Mecânica, Elétrica, Química, Biologia, com foco em um problema ambiental local. O evento é aberto aos estudantes dos cursos técnicos integrados da unidade, sendo que cada equipe pode ter até três integrantes. As inscrições terminam dia 19 de maio – o formulário e as instruções serão enviados por e-mail aos alunos. O hackathon será realizado de 21 de maio a 3 de junho e faz parte das atividades da edição 2021 da Semana do Meio Ambiente. Serão premiadas as 3 melhores equipes, conforme a avaliação da banca julgadora.

Informações: tecnoif.cg@ifms.edu.br

Papéis

IFMS ao vivo
Avaliação dos cursos superiores é o tema da semana

As transmissões ao vivo do Instituto Federal recomeçam em 2021 na quinta-feira, 13. O tema dessa semana será “Avaliação dos Cursos Superiores (Sinaes)”. A conversa, que começa às 14 horas, terá a participação de Kassandra Landucci, da empresa de aprendizagem Pearson Brasil, e mediação das servidoras do IFMS, Juliana Miguel e Ana Catarina Araújo. Destinada a coordenadores dos cursos superiores, núcleos docentes estruturantes e equipes de biblioteca, a transmissão poderá ser acompanhada no canal oficial do IFMS no YouTube.

Informações: dirae@ifms.edu.br

Crachá

Nova Andradina
Inscrições para Moradia Estudantil começam na 2ª

As inscrições no processo seletivo para a Moradia Estudantil do Campus Nova Andradina podem ser feitas a partir da segunda-feira, 10. A seleção se destina aos alunos ingressantes no curso técnico integrado em Agropecuária, que morem a mais de 30 quilômetros da unidade, fora da zona urbana do município, e tenham renda per capita familiar não superior a um salário-mínimo e meio. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o horário para efetuar a inscrição deve ser agendado previamente. O prazo termina na quarta-feira, 12. O edital de abertura está publicado na Central de Seleção.

Informações: digem.na@ifms.edu.br

Porcentagem

Orçamento
Treinamento tratará da descentralização e pagamentos

Nesta segunda-feira, 10, as assistentes sociais dos campi e da reitoria do Instituto Federal participam de um treinamento online com foco na atualização dos procedimentos de descentralização e de pagamentos no sistema virtual SIGA Edu. A ação busca atender a Portaria n° 6, de 9 de dezembro de 2019, que trata do sistema integrado de planejamento, orçamentação e custos para as unidades orçamentárias e gestoras do Ministério da Educação (MEC). O treinamento começa às 14h30.

Informações:  dirae@ifms.edu.br

Papéis

Ensino II
Projeto de incentivo à escrita recomeça em 2021

Nesse ano a publicação dos textos oriundos do projeto “Mato Escritores do Sul” recomeça. Quinzenalmente, as crônicas produzidas pelos estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus Campo Grande serão publicados na versão impressa do jornal O Estado Mato Grosso do Sul, sempre às terças-feiras. No dia 11, mais um texto vinculado ao projeto será publicado. Iniciado em 2019, o “Mato Escritores do Sul” consiste na elaboração e estruturação de diferentes sequências didáticas para a produção de variados gêneros textuais.

Informações:  campo.grande@ifms.edu.br

T.I.

Extensão
Transmissão abordará padrões e arquitetura de software

Na terça-feira, 11, o projeto de extensão Padiê – realizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e que tem os campi Aquidauana e Naviraí como parceiros – promove mais uma transmissão ao vivo. O tema “Padrões e arquitetura de software” terá como palestrante Rodrigo Branas, profissional com mais de 20 anos de experiência na área. O bate papo começa às 19 horas e pode ser acompanhado no YouTube.

Informações: https://www.even3.com.br/branas/

Coração

Saúde
Cuidados na pandemia é tema de conversa

A conversa virtual “Cuidados na pandemia – trocas de experiências entre cuidadores de crianças e jovens” será realizada na segunda-feira, 10. Voltada a servidores e demais cuidadores de crianças e jovens, a atividade é coordenada pela psicóloga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Juliana Varela, mestre na área pelo Núcleo de Subjetividades da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). A conversa começa às 15 horas e pode ser acompanhada pelo link.

Informações:  digep@ifms.edu.br

Lista

Gestão de Pessoas
Curso sobre Orçamento Impositivo se inicia dia 12

Na quarta-feira, 12, começam as atividades do curso de “Processo Legislativo Orçamentário – Orçamento Impositivo”, ofertado em parceria pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a servidores do IFMS, que efetuaram a inscrição previamente. Realizado online, o curso tem aulas no período matutino e vai até dia 12, com carga horária de 21h.

Informações:  codev@ifms.edu.br

Engrenagem

Campo Grande II
Planejamento e vendas são temas de transmissão ao vivo

O projeto de extensão Observa Live, do Campus Campo Grande, segue nessa semana com mais transmissão ao vivo. Na quarta-feira, 12, a ação terá a participação do gestor de vendas na empresa multinacional Case Construction Equipment, Carlos Paciência Júnior, que possui vasta experiência na área. O tema será “Planejamento e Estratégias de Vendas B2B”. A conversa se baseará no atendimento de clientes do tipo pessoa jurídica, por meio de estratégias de vendas específicas para esse público. A transmissão começa às 18h30 e pode ser acompanhada no canal do observatório de tecnologia e empreendedorismo do campus ObservaIF.

Informações:  observaif@ifms.edu.br

Porcentagem

Extensão II
Pedido de auxílio para eventos começa dia 13

A submissão de propostas para o edital de apoio financeiro a eventos de extensão pode ser feita a partir de quinta-feira, 13. Serão destinados até R$ 40 mil para eventos realizados entre julho deste ano e junho de 2022. São considerados eventos de extensão congressos, conferências, fóruns, jornadas, mesas-redondas, seminários, simpósios, palestras, workshops, ciclos de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos, festivais, feiras, mostras, entre outros, com foco no público externo. A submissão pode ser feita por docentes ou técnico-administrativos efetivos da instituição até 31 de maio no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj).

Informações:  direx@ifms.edu.br

Info

Extensão III
Evento internacional debaterá segurança alimentar

Promovido de forma online pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o evento “4-H Food Action Summit”, voltado ao debate sobre segurança e acesso à alimentação, ocorrerá no sábado, 15. Por meio deles serão realizados workshops destinados a capacitação de jovens estudantes – de países como Brasil, Porto Rico e Ilhas Virgens – com conhecimentos e recursos para atuarem em projetos específicos voltados às necessidades alimentares regionais. O Instituto Federal será o representante brasileiro no evento, com a participação de discentes de todos os campi. A contribuição da instituição foi organizada pela Assessoria Internacional (Asint) e pelo Centro de Idiomas (Cenid).

Informações:  asint@ifms.edu.br

Engrenagem

Gestão de Pessoas II
Servidores podem participar de cursos de capacitação a distância

Os servidores do Instituto Federal podem participar de diversos cursos de capacitação realizados online. A carga horária varia de 5h a 60h, em diferentes plataformas como Cursos Livres do IFMS, Escola Virtual.gov, UEMANet, Instituto Legislativo Brasileiro e Unieducar. A relação completa de cursos, com a respectiva duração, e demais informações podem ser conferidas na Agenda de Eventos da Gestão de Pessoas.

Informações:  codev@ifms.edu.br