Agenda IFMS

Edição #265


Agenda

Diversidade
Evento virtual terá temática indígena

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, nesta segunda-feira, 9, será realizado um evento virtual sobre o tema. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada no canal do Campus Jardim no YouTube, a partir das 8 horas. Serão abordados temas como educação escolar indígena, os impactos étnico-culturais da exploração de trabalhadores indígenas no MS, e a relação entre território, reconhecimento e memória indígena, além de uma apresentação do grupo de estudos Tereza de Benguela, composto por servidores do IFMS e membros da comunidade externa. As atividades são organizadas pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) dos campi Jardim, Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Informações: neabi.jd@ifms.edu.br

Extensão

IFMS ao vivo
Estágio será tema de transmissão na 5ª

O IFMS ao Vivo retorna essa semana com mais uma transmissão. Na quinta-feira, 12, o tema será “Possibilidades de estágio dos estudantes do Instituto Federal durante a pandemia”. A apresentação será feita pelo diretor de Relações Institucionais, Robson Lubas, com mediação do diretor-executivo de Extensão, Diego Barbosa. A transmissão começa às 14h30 e poderá ser acompanhada pelo canal oficial do IFMS no YouTube. O edital para estágio curricular obrigatório, não presencial, está aberto, com inscrições de 10 a 15 de agosto.

Informações: proex@ifms.edu.br

Capelo

Pós-Graduação I
Seminário recebe propostas de mesas temáticas

Em 2021, o Instituto Federal realizará a primeira edição do Seminário de Pós-Graduação (SemPog/IFMS) no mês de novembro. Os servidores da instituição podem propor mesas temáticas ao evento através do e-mail abaixo. Com o tema “Espaços de experiências e horizontes de expectativas: cenários e trajetórias de pesquisas no âmbito da pós-graduação em MS”, o seminário buscará compartilhar e divulgar a produção científica e acadêmica dos servidores do IFMS e do público em geral.

Informações: http://sistemas.ifms.edu.br/sempog

Calendário Pessoa

Gestão
Reitora do IFMS cumpre agenda em Brasília

A reitora do Instituto Federal, Elaine Cassiano, possui compromissos na Capital Federal de segunda a quinta-feira, dias 9 a 12. A agenda dela prevê reuniões com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Tomás Sant’Ana, além de encontros com parlamentos do Mato Grosso do Sul.

Informações: gabinete@ifms.edu.br

Agenda

Estudante
Semana terá competição de esportes eletrônicos

De segunda a quarta-feira, 9 a 11, o Instituto Federal realiza a etapa estadual do eJIF Games, competição que reunirá estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para disputas em jogos eletrônicos no mês de setembro. A etapa estadual reunirá alunos dos dez campi da instituição, indicados por suas respectivas unidades, para competições de Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena. Os selecionados representarão o Estado na disputa nacional. As competições começam sempre às 19h30 e terão transmissão ao vivo.

Informações:  direc@ifms.edu.br

IFMS

Servidor
Prazo para eleição simplificada de Subcomissão Interna termina 2ª

Os servidores da reitoria do IFMS podem se inscrever para participar da eleição simplificada, para recomposição da Subcomissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (SCIS), até segunda-feira, dia 9. Os interessados devem utilizar o formulário eletrônico.

Informações:  digep@ifms.edu.br

Redistribuição

Gestão de Pessoas
Reaberto prazo para remoção docente

As inscrições no processo de remoção do quadro de pessoal permanente de professores do IFMS serão reabertas nos dias 9 e 10 de agosto, na Página do Candidato. A seleção visa a formação de cadastro de reserva. O edital de abertura está publicado na Central de Seleção.

Informações:  digep@ifms.edu.br

Capelo

Pós-Graduação II
Mestrado terá mais uma defesa na semana

Nesta segunda-feira, 9, a acadêmica Ester Rohr fará a defesa do seu trabalho de conclusão de curso do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Campo Grande em rede com o Instituto Federal do Espírito Santos (IFES). Com o tema “Luz, câmera e animação: stop motion na iniciação científica”, o projeto – desenvolvido sob orientação do docente do IFMS, Danilo Teles – será apresentado às 9 horas, por webconferência.

Informações:  profept@ifms.edu.br

Agenda

Aquidauana
Conferência abordará Assistência Social no município

O Campus Aquidauana é uma das instituições apoiadoras da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será promovida de maneira virtual na terça-feira, 10. Com transmissão pela plataforma Zoom, a partir das 8 horas, o evento terá como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar desigualdades e garantir proteção social”, sendo organizado pela secretaria municipal voltada para a área.

Informações: aquidauana@ifms.edu.br

Lâmpada

Campo Grande
Estudantes participam de olimpíadas do conhecimento

Durante a semana, os alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Campo Grande terão pela frente duas olimpíadas de conhecimento, nas áreas de Cartografia e Geografia. As competições nacionais serão realizadas de maneira virtual, com provas ao longo da semana. Participam delas sete discentes da unidade, sob orientação da docente de Geografia do campus, Andrerika Silva.

Informações: campo.grande@ifms.edu.br

Crachá

Gestão de Pessoas II
Levantamento de necessidades para o PDP vai até o final do mês

O levantamento das necessidades de capacitação para cada setor da instituição – ação que faz parte do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022 – vai até 31 de agosto. As necessidades de capacitação devem ser discutidas em conjunto em cada setor da instituição dentro da reitoria, sendo que o levantamento deve ser iniciado pela chefia. Esta é a segunda fase, que prevê ainda mais uma, que deve prosseguir até o mês de setembro.

Informações: codev@ifms.edu.br