Agenda IFMS

Edição #271


Átomo

Pesquisa
Delegação do IFMS apresentará projetos em evento nacional

De 23 a 25 de setembro, uma delegação do Instituto Federal – composta por gestores, docentes e estudantes – participa da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizada em Brasília/DF, de maneira presencial. Serão apresentados oito projetos desenvolvidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Participam ainda do evento a reitora, Elaine Cassiano, os pró-reitores Felipe Fernandes (Propi), Claudia Fernandes (Proen), Danilo Teles (Proex) e a diretora de Pesquisa, Roselene Oliveira. Com o tema “Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro”, o evento faz parte das comemorações de 112 anos do ensino profissional no país.

Informações: propi@ifms.edu.br

Crachá

IFMS ao vivo
Transmissão terá como tema parceria com o Direito na Escola

Na sexta-feira, 24, o Instituto Federal realiza mais uma transmissão ao vivo, a partir das 14 horas. O tema será a parceria com o Instituto Direito na Escola. Mediada pelo diretor de Relações Institucionais, Robson Arguelho, a conversa terá a participação da reitora Elaine Cassiano, do pró-reitor de Extensão, Danilo Teles, e do presidente do Direito na Escola, Lucas Andrade. A cooperação entre as instituições prevê a oferta de curso livre a distância, ciclo de palestras e formação a estudantes, servidores e comunidade externa.

Informações: proex@ifms.edu.br

IFMS

Colegiado I
Votação do Coepe será na 3ª

A eleição para nova composição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) ocorrerá na terça-feira, 21. A lista dos eleitores aptos a participarem está disponível na Central de Seleção. A votação acontece online, das 7h às 23h59. Serão escolhidos 16 novos integrantes para o colegiado, entre discentes, docentes e técnico-administrativos..

Informações: eleicao.coepe@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Diálogos com a Reitoria
Reuniões serão com servidores de Dourados

A ação “Diálogos com a Reitoria” promove na segunda-feira, 20, encontros com os servidores do Campus Dourados, no período vespertino. Serão realizadas reuniões com os gestores, técnico-administrativos e docentes da unidade. Até o mês de dezembro acontecerão encontros virtuais com todos os campi do IFMS.

Informações: gabinete@ifms.edu.br

IFMS

Colegiado II
Semana terá reunião ordinária do Cosup

Na quinta-feira, 23, o Conselho Superior (Cosup) do IFMS se reúne para mais uma reunião ordinária, a partir das 14 horas. Serão abordados projetos pedagógicos de cursos, o calendário acadêmico para o próximo ano e o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da instituição, além da discussão sobre estatutos, levantamentos, planos, programas e regulamentos que tratam de diversos temas. É possível acompanhar a reunião pelo canal do Instituto Federal no YouTube.

Informações:  cosup@ifms.edu.br

IFMS

Colegiado III
Comunidade interna pode se inscrever para o Cosup até 6ª

O prazo para inscrições de estudantes, professores e técnico-administrativos na eleição para a composição do Conselho Superior (Cosup) do IFMS termina dia 24. Serão eleitos 12 conselheiros, sendo quatro representantes de cada segmento, além dos respectivos suplentes, para o período de 2022-24. Os interessados devem acessar a Página do Candidato. O edital do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

Informações:  eleicao.cosup@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Gestão de Pessoas
Vários cursos de capacitação estão com inscrições abertas

Uma série de cursos de capacitação – ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – estão com inscrições abertas. Os prazos se encerram nos dias 24 ou 25 de setembro, dependendo do curso. As opções são (as cargas horárias estão entre parênteses): "Comunicação não-violenta: bases e aplicações na era do trabalho remoto" (18h), "Contabilidade básica aplicada ao setor público” (21h), “Elaboração de indicadores de desempenho institucional” (28h), “Formação de pregoeiros – prática” (14h), “Gestão de riscos nas contratações públicas” (21h), “Gestão e fiscalização de contratos administrativos” (28h), “Mergulhando no Excel” (20h) e “Governança, compliance e integridade na administração pública: novidades, desafios e tendências” (20h).

Informações:  agenda de cursos ou codev@ifms.edu.br

Camiseta

Naviraí
Abertas inscrições para Jornada de Educação Física

O Instituto Federal promove em 2021 a segunda edição da Jornada Estadual de Educação Física Escolar (JorEFE/IFMS). O evento será realizado online em duas etapas: 11 a 25 de outubro e 8 a 22 de novembro. O objetivo dele é divulgar os saberes docentes e as práticas pedagógicas no contexto da educação técnica de nível médio, visando a sistematização de diretrizes para a Educação Física na instituição. Participarão como palestrantes pesquisadores do tema do Brasil e do Canadá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento. O prazo para submissão de trabalhos vai até 1° de outubro (apenas para docentes de Educação Física do IFMS). Já as inscrições para as demais atividades, abertas ao público externo, podem ser feitas até 10 de outubro. O evento é realizado com fomento institucional.

Informações: jorefe@ifms.edu.br

Passo-a-Passo

Gestão
Campus Dourados recebe visita nesta semana

Na segunda e terça-feira, 20 e 21, a reitora do Instituto Federal, Elaine Cassino, cumpre agenda no município de Dourados. Além de encontros com os servidores e gestores do campus, também estão previstas reuniões com os reitores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Outro encontro agendado será com o prefeito Alan Guedes.

Informações: gabinete@ifms.edu.br

Camiseta

Ensino
Eventos nacionais debate inclusão escolar

Nesta semana acontecem dois eventos nacionais voltados à inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: o Encontro sobre Inclusão Escolar e o Fórum de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade. Eles serão realizados entre os dias 21 e 24 de setembro, com atividades virtuais. O IFMS é uma das instituições responsáveis pelos eventos, que ainda estão com inscrições abertas.

Informações: www.enierpt.com.br