Agenda IFMS

Edição #274

Semana terá inaugurações em Coxim

A sexta-feira, 15, marcará a inauguração de novos espaços do Campus Coxim: a quadra poliesportiva e o IFMaker da unidade. A cerimônia começa às 16 horas, com a participação da reitora Elaine Cassiano e da diretora-geral do campus Angela Kwiatkowski, respeitando os devidos protocolos de biossegurança. Também haverá visitação na área de tanques do projeto de pesquisa “Criação de peixes em sistema de recirculação com novas tecnologias”, voltado ao desenvolvimento de um sistema sustentável para a piscicultura pantaneira.

Informações: gabinete@ifms.edu.br

Átomo

Inovação tecnológica
Capacitação abordará propriedade intelectual

Na quinta-feira, 14, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) inicia a oferta de uma capacitação sobre “Propriedade Intelectual”, voltada a agentes multiplicadores dos campi, membros do Conselho Técnico Consultivo e coordenadores de Pesquisa e Inovação. O primeiro módulo será ofertado a distância, com o total de 6 horas. Na próxima semana as atividades prosseguem, de 18 a 22 de outubro, dessa vez de maneira presencial. O ministrante será Maxwell do Amaral, professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que possui vasta experiência na área de inovação tecnológica.

Informações: propi@ifms.edu.br

Engrenagem

Gestão de Pessoas
Aberto afastamento para capacitação de docentes

Estão abertas as inscrições no processo seletivo para professores do IFMS interessados em participar de cursos de pós-graduação stricto sensu ou estágio pós-doutoral. O prazo vai até 31 de outubro. As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato. São ofertadas 17 vagas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O edital de abertura está publicado na Central de Seleção.

Informações: codev@ifms.edu.br

Porcentagem

Programa de Iniciação Científica estadual fará concessão de bolsas

Nesta quarta-feira, 13, às 9 horas, será realizada a assinatura dos termos de outorga das bolsas referentes ao edital do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul (Pictec). A cerimônia começa às 9 horas, no Parque dos Poderes, e terá a participação da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, além do diretor-geral, Izidro Lima, da coordenadora de Pós-graduação, Fabrícia Viviani, e da estudante, Evelyn Lima, do Campus Ponta Porã. Através do programa serão concedidas até 250 bolsas de iniciação científica no valor de R$ 400 para alunos do ensino médio de escolas públicas de MS. Serão oferecidas também até 50 bolsas para professores coordenadores no valor de 800 reais, com vigência de 12 meses.

Informações: ascomfundect@gmail.com

Lista

Naviraí
Curso de extensão oferta preparação para o ENEM

O Campus Naviraí está com inscrições abertas para o curso de extensão “Foco no ENEM”. A iniciativa está voltada à preparação para a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com foco nos conteúdos de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Espanhola). As atividades acontecerão de maneira virtual. São ofertadas 100 vagas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo formulário eletrônico até dia 24 de outubro. O curso, que começa no dia 4 de novembro, receberá fomento institucional.

Informações:  enemfoco1@gmail.com

Cooperação permitirá curso em Porto Murtinho

No sábado, 16, o Instituto Federal e a Câmara Municipal de Porto Murtinho formalizarão um termo de cooperação que permitirá a oferta do curso básico de Espanhol, que acontecerá por meio da Formação Inicial e Continuada (FIC) da instituição. A solenidade começa às 18 horas na Casa de Leis.

Informações:  gabinete@ifms.edu.br

Gestão Pessoas II
Inscrição para curso de contratos termina na 4ª

Na quinta e sexta-feira, 14 e 15, será ofertado curso prático Avançado de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos (conforme Decreto n° 9.507/18, IN05/17, MPDG n° 443/18 e Lei 14.133/21), com carga horária de 14h. Servidores lotados na Pró-reitoria de Administração (Proad) e diretorias de Administração (Dirad) terão prioridade – os demais serão inscritos na ordem de manifestação de interesse, até o limite de vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o meio dia da quarta-feira, 13.

Informações: codev@ifms.edu.br ou licit@ifms.edu.br