Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Campus > História

História do Campus Dourados

A implantação do Campus Dourados do IFMS, assim como das unidades localizadas em Jardim e Naviraí, é resultado da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

As atividades do campus tiveram início no segundo semestre de 2014, na Escola Estadual Presidente Vargas, situada na Rua Oliveira Marques, nº 1.955. O espaço para o funcionamento da sede provisória foi cedido pela Secretaria de Estado de Educação (SED/MS).

Inicialmente, foram abertas vagas para o curso de qualificação profissional em Operador de Computador e para o técnico subsequente a distância em Agente Comunitário de Saúde. As aulas ocorriam na sede provisória do IFMS e na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.

Em 2015, o campus ampliou a oferta de cursos de qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância, e de cursos técnicos subsequentes a distância.

A mudança para a sede definitiva, localizada na Rua Filinto Müller, 1.790, Jardim Canaã I, ocorreu no primeiro semestre de 2016. Na ocasião, o campus iniciou a oferta do curso técnico integrado em Informática para Internet.

O funcionamento do campus foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria n° 378, de 9 de maio de 2016. A inauguração oficial foi feita pela Presidência da República, em cerimônia realizada em Brasília/DF.

No mesmo ano, a oferta dos cursos técnicos subsequentes a distância estendeu-se também aos polos de Fátima do Sul, Maracaju e Rio Brilhante.

Em junho de 2017, o Campus Dourados sediou a etapa estadual dos Jogos do Instituto Federal (JIFMS), pela primeira vez realizado fora da Capital. Mais de 250 estudantes dos dez campi participaram da competição.

Em 2018, a unidade abriu a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais, e prevê ofertar a especialização em Gestão de Organizações. O campus também oferece pós-graduação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica, voltada tanto a servidores da instituição quanto ao público externo.