Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Campus > História

História do Campus Três Lagoas

O IFMS iniciou atividades em Três Lagoas no início de 2011, com a autorização de funcionamento concedida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria n° 79, de 28 de janeiro. A sede provisória funcionava no campus local da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Inicialmente, foram ofertados os cursos técnicos integrados em Eletrotécnica, Informática e Manutenção e Suporte em Informática, o último na modalidade Educação de Jovens Adultos (Proeja).

Ainda em 2011, o IFMS passou a funcionar no Colégio Objetivo, na Rua Urias Ribeiro, nº 2.327, Alto da Boa Vista.

No mesmo ano, o campus iniciou a oferta de cursos técnicos a distância, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e por meio do Programa Rede e-Tec Brasil, e abriu a primeira turma da graduação, no curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Em 2012, a unidade passou a oferecer cursos técnicos a distância nos municípios de Água Clara, Brasilândia e Paranaíba, e iniciou as atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A mudança para a sede definitiva do IFMS em Três Lagoas ocorreu em maio de 2014. Desde então, a instituição funciona na Rua Ângelo Melão (antiga Antônio Estevão Leal), nº 790, Bairro Jardim das Paineiras.

O campus foi oficialmente inaugurado em cerimônia realizada pela Presidência da República no dia 18 de junho de 2014, onde foram entregues as placas inaugurais de 50 campi de Institutos Federais.

Em 2015, o campus ampliou a oferta de cursos técnicos subsequentes a distância e na graduação. Foram abertos os cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O ano de 2018 ficou marcado pela abertura do curso superior de Engenharia de Controle e Automação. No ano seguinte, o campus passou a ofertar também o bacharelado em Engenharia de Computação.

A unidade oferta ainda a especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para servidores e comunidade externa, e o curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática.

* Texto atualizado em 12/04/2023.