Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Vídeos > Transmissão do cargo de reitor > Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão da Rede

Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão da Rede

por Ascom/IFMS publicado 26/01/2016 08h00, última modificação 19/02/2016 08h07

Entrevista concedida durante o evento de transmissão do cargo de reitor do IFMS, no dia 04.12.15.

Transcrição da entrevista com o Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal - Nilton Cometti

O principal papel da educação profissional no Brasil é alavancar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país.

Esse país ficou muito tempo sem a oferta de educação profissional, tem um atraso muito grande e precisamos recuperar isso. São os técnicos, tecnólogos que realmente vão levar a inovação às empresas e às indústrias.

Então, é fundamental que nós mudemos o paradigma brasileiro de que nós temos que ter apenas doutores ou graduação. Não, nós temos que ter doutores, nós temos que ter técnicos, nós temos que ter tecnólogos, nós temos que ter professores habilitados, para que a gente possa melhorar a produtividade das empresas e das indústrias em geral.

Os Institutos Federais são referência hoje na educação profissional no país e devem ser os protagonistas principalmente do modelo de educação profissional que nós temos. Em especial, o ensino médio integrado. O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul tem um papel fundamental na inovação do Estado, no atendimento aos produtores, ao agronegócio, no atendimento às indústrias que estão se instalando.

E nós temos certeza que o papel do Instituto Federal aqui com os estudantes, melhorando a iniciação científica é fundamental para que possamos dar um salto em dez ou vinte anos.

registrado em: