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ANDRÉA MARQUES

CANDIDATA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL de aquidauana

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AGENDA DE CAMPANHA

Currículo resumido

Andréa Marques Rosa Eduardo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e em Letras pela Faculdade Claretiano (2014). Mestra em Letras (2010) e doutora em Letras (2021) também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é servidora pública no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, integrando, como pedagoga, o NUGED do campus Aquidauana. Desenvolve pesquisas sobre línguas indígenas, Esperanto e Análise de Discurso. Também realiza estudos e formação pedagógica sobre Educação Inovadora para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Possui diversos cursos na área de Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Resumo do Plano de Gestão

Ofertar educação profissional e tecnológica, formar cidadãos para a atuação profissional, que sejam capazes de impactar a sociedade, consolidando e fortalecendo os arranjos produtivos, sociais e culturais no seu âmbito de atuação são algumas das principais finalidades e características do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) (Brasil, 2008). Assim, no intuito de contribuir para o cumprimento das finalidades e características dessa instituição, por meio do Campus Aquidauana, atendendo à sociedade em geral e aos municípios de abrangência do campus, trago, como proposta, a construção coletiva do IFMS que desejamos, a partir da escuta qualificada das necessidades apresentadas pela comunidade escolar e do anseio que o público externo possui em relação ao campus e ao IFMS como instituição escolar.

No entanto, não basta apenas ouvir, mas faz-se realmente necessário escutar, materializar ações, fazendo com que as pessoas sintam-se acolhidas, compreendidas e atendidas em suas demandas, bem como possam participar das proposições e decisões institucionais. Para isso, proponho uma gestão democrática e participativa para que as necessidades da comunidade escolar encontrem solução em sua própria voz, cabendo a mim, enquanto gestora, criar os espaços dialógicos, democráticos e participativos.

É na construção coletiva que se pode dar retorno à sociedade, oferecendo-lhe educação de qualidade capaz de promover a transformação social e a educação cidadã por meio da formação integral de jovens e adultos para o mundo do trabalho e para a vida acadêmica. Educação de qualidade que se faz baseada nos princípios dos institutos federais, da gestão pública, do código de ética do servidor público, aos quais somei os que elegi como prioritários para uma gestão efetiva, que tenha como base a valorização do humano: gestão democrática e participativa, planejamento, comunicação e isonomia/valorização das pessoas. Considero estes princípios essenciais, pois, em uma instituição de educação, todos importam.

A gestão democrática e participativa, o planejamento, a comunicação e a isonomia/valorização das pessoas permeiam todas as propostas que trago para o quadriênio 2024-2027, e, em uma gestão efetiva, serão pensadas, debatidas e executadas em parceria com a comunidade escolar, pois, de todos os princípios de gestão apresentados, considero a gestão democrática e participativa o “carro chefe” ou o “guarda-chuva” do meu plano de gestão administrativa, em que as propostas estão organizadas para atender a instituição em diversas perspectivas: gestão democrática e participativa; identidade institucional; ensino; pesquisa; extensão; eventos; tecnologias; assistência aos estudantes; representações dos estudantes; participação da família na escola; comunidades indígenas; gestão de pessoas; equipe terceirizada; comissões e avaliações; comunicação; captação de recursos e realização de parcerias; planejamento institucional; gestão orçamentária; infraestrutura e gestão de materiais; e, segurança.

Venha conhecer nosso plano de gestão administrativa! “O sucesso é, de fato, uma construção coletiva”. E todo mundo importa! Contamos com o seu apoio!

ACESSE A ÍNTEGRA DO PLANO DE GESTÃO

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