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Maycon Rotta

MAYCON ROTTA

CANDIDATO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL

AGENDA DE CAMPANHA

Currículo resumido

Possui Doutorado em Ciência dos Materiais na área de Física da Matéria Condensada pela UNESP (2018), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Atualmente é prof do ensino básico tec. tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência dos Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Físicas de materiais cerâmicos, metálicos e suas ligas. Atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de supercondutores cerâmicos e o estudo de suas propriedades, metalurgia do pó e mechanical alloying.

Resumo do Plano de Gestão

As diretrizes de trabalho não se limitarão às apresentadas nesse documento, visto que o processo de gestão democrática e participativa ao qual nos dispomos a desenvolver sofrerá os ajustes e inclusões das contribuições dos servidores e dos alunos envolvidos.
• Fortalecer a atuação das comissões relacionadas ao estudo da Evasão Escolar com
o propósito de desenvolver novos e aplicar os mecanismos já identificados pela comissão, visando a manutenção da permanência e ampliação do êxito nos cursos ofertados pelo campus;
• Elaborar encontros no intuito de identificar as diferenças entre o ensino médio técnico e superior visando direcionar melhor as intervenções pedagógicas, uma vez
que o ensino superior possui demandas diferenciadas como participação em eventos, publicação de artigos etc.
• Fazer um levantamento no IFMS (como um todo) dos laboratórios e equipamentos voltados para pesquisa cientifica existentes em cada campus a fim de facilitar o acesso a recursos e pessoal qualificado, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas, para a redução de custos e maior agilidade, visando a construção de uma rede de pesquisa integrada no IFMS;
• Incentivar a criação projetos de extensão voltados para os anos finais do ensino fundamental, estes por sua vez, contribuem muito na divulgação da instituição e atraem muitos alunos;
• Realizar eventos laboratoriais de incentivo às artes: música, dança e teatro;
• Incentivar ações que possibilitem a propagação de práticas saudáveis e a diminuição do sedentarismo tanto para servidores quanto para estudantes;
• Estimular a realização de feiras de incentivo à Leitura: Oportunizar o acesso público aos livros clássicos da literatura com painéis de discussões e debates sobre temas literários e políticos que estimulem o conhecimento cultural, filosófico e senso crítico dos participantes;
• Apoio à Jornada de 30 horas para os TAES, assumindo o compromisso de lutar junto à reitoria pela garantia e manutenção desse direito;
• Encontros semestrais de relações interpessoais com os servidores em ambiente externo ao Campus, objetivando a integração humana e social;
• Criar espaços de discussão entre servidores, pais e estudantes a fim de implementar mecanismo(s) que possibilite(m) maior controle do acesso e da saída de estudantes e outras pessoas ao campus. Essa medida visa aumentar a segurança, uma vez que, atualmente os estudantes (em sua maioria menores de idade) tem total liberdade para deixar a escola, mesmo em horário de aula;
• Lutar, de todas as formas legais cabíveis às funções de gestão, pela implementação da oferta da alimentação gratuita (merenda escolar) para os alunos;
• Equilibrar a agenda de compromissos externos inerentes ao cargo de Diretor Geral com os compromissos internos (administrativos e pedagógicos), que não podem ser negligenciados;
• Dar mais autonomia para que coordenadores possam implantar projetos voltados para cada setor, visando o aprimoramento das atividades que competem melhoria de processos e o desenvolvimento institucional nas mais variadas áreas de atuação do campus;
• Fortalecer e ampliar o debate e a participação política do diretor em busca de melhorias para o acesso ao campus e também para captação de recursos destinados à construção da quadra coberta;