Você está aqui: Página Inicial > Candidatos > Walterisio

Walterisio

WALTERISIO

CANDIDATO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL

AGENDA DE CAMPANHA

Currículo resumido

Possui graduação em Gestão Pública e especialização em Antropologia e História dos Povos Indígenas. Ingressou no IFMS em 2014, sendo lotado na Reitoria. Ocupou os cargos de Coordenador de Patrimônio e Coordenador de Ações Pró-Pesquisa e Fomento. Em 2018, aprovado para o cargo de Gestor Público, tomou posse no campus Três Lagoas. Desenvolve, desde então, suas atividades na Diretoria de Administração. Foi membro da CIS (Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação) em 2016 e membro titular na instância máxima da instituição, o Conselho Superior (COSUP), em 2018.

Resumo do Plano de Gestão

Pensar o campus Três Lagoas em suas práticas e culturas tradicionais e burocráticas que, por meio da retenção e da evasão, acentuam a exclusão social, não é tarefa simples nem para poucos. O desafio é educar proporcionando um desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico, de modo que os estudantes adquiram condições para fazer frente às exigências do mundo contemporâneo. Tal objetivo exige esforço permanente de todo coletivo: diretores, professores, técnicos, funcionários, pais, sindicatos e governantes cabendo à direção geral, direção de ensino, pesquisa e extensão e a direção de administração, o papel político e mediador. Político, pois devem proteger e representar os interesses do campus em sua comunidade. Mediador, pois faz parte de suas obrigações propiciarem internamente as condições para que a educação aconteça, agindo para: estabelecer, de forma coletiva, diretrizes que orientem o campus na organização, articulação, desenvolvimento, realização e avaliação de suas propostas pedagógicas; estimular a formação continuada dos professores; proporcionar ambiente adequado tanto para a convivência quanto para o ensino, pesquisa e extensão; permitir maior participação coletiva nas apreciações de propostas e nas decisões; respeitar a autonomia, dignidade e a identidade dos educandos; incentivar o respeito a pluralidade de ideias e aos direitos humanos.

Assim, alguns pontos importam mencionar para que o campus Três Lagoas evolua na sua missão institucional:

• Maior participação do diretor-geral no cotidiano acadêmico do campus.
• Aumento da presença do IFMS no cenário três-lagoense, tornando-se mais conhecido e reconhecido.
• Garantia de espaços amplos de diálogos e decisões compartilhadas.
• Valorização dos momentos pedagógicos.
• Ação política do diretor-geral na busca por melhorias no acesso ao campus: asfalto, calçadas, linhas de ônibus, etc.
• Prioridade na destinação de recursos para a cobertura e/ou reforma da quadra poliesportiva e construção do auditório.
• Garantia de espaços adequados para o ensino, pesquisa e atendimento aos estudantes.
• Ampliação de parcerias com as empresas locais, objetivando a realização de estágios e a empregabilidade dos estudantes egressos.
• Propiciar ambiente favorável à realização de novas parcerias visando à captação de recursos e projetos.
• Fomentar a presença qualitativa dos pais e mães na vida escolar dos filhos.
• Propor atividades culturais periódicas nos três períodos.

Por fim, enaltecemos que todas as pessoas que trabalham em uma instituição de ensino realizam ações educativas, embora não atuem de forma igual nem produzam o mesmo efeito. Todos devem ter a consciência que estão a serviço da educação. Partindo desta concepção, a direção-geral deve propiciar um ambiente organizado e que garanta a realização do ensino-aprendizagem, eixo central do IFMS campus Três Lagoas.