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Perguntas Frequentes

Ações do IFMS

  1. Quem é responsável pelas medidas adotadas pelo IFMS para o período de emergência e situação de pandemia por infecção humana pelo novo coronavírus (Covid19)?
  2. Quem são os participantes da Comissão do IFMS?
  3. Em que a Comissão do IFMS se baseou para apresentar à reitoria as medidas emergenciais e preventivas?
  4. Como se deu a construção das medidas de prevenção à Covid-19 no IFMS?
  5. O que devo fazer para colaborar neste período de emergência?


Ensino, Pesquisa e Extensão

  1. Como serão oferecidas as aulas no período de suspensão das atividades presenciais?
  2. Como saber qual ambiente virtual meu professor utilizará?
  3. Poderei receber materiais digitais de apoio às aulas no meu e-mail institucional ou outros mecanismos?
  4. O que devo fazer se eu tiver dificuldades para utilizar algum dos ambientes virtuais?
  5. Quais medidas serão tomadas para os estudantes que não têm acesso à internet?
  6. Como ficará a carga horária nesse período? Serão lançadas atividades em tempo real das aulas?
  7. Como serão as avaliações e os registros de frequência neste período?
  8. Como se dará a reposição das atividades (estágio, aulas práticas, etc.)?
  9. Como fica o caso dos estudantes que cursam apenas disciplinas práticas?
  10. Participo de projeto de pesquisa ou de extensão. O que devo fazer?


Trabalho Remoto

  1. Sou bolsista do programa de iniciação científica. O que vai acontecer neste período?
  2. Como fica o cumprimento da jornada de trabalho no período de suspensão das atividades presenciais que tratam as decisões nº 75/2020 e nº 79/2020, da reitoria, para servidores e colaboradores do IFMS?
  3. Tem algum servidor dispensado das atividades laborais?
  4. Como se dará a realização do trabalho remoto durante este período de emergência?
  5. Caso me sinta psicologicamente desconfortável durante esse período, como devo proceder?
  6. Como será o registro da minha frequência? Corro o risco de ter o meu ponto cortado?
  7. Em caso de adoecimento ou necessidade de acompanhamento de dependente por motivo de saúde, como devo proceder?
  8. Em caso de dúvida e/ou sugestão a quem devo me reportar?
  1. Quem é responsável pelas medidas adotadas pelo IFMS para o período de emergência e situação de pandemia por infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19)?

Foi instituída a Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção Coronavírus (Covid-19) pela Portaria nº 460, de 13 de março de 2020, para decidir sobre a adoção de ações preventivas em virtude do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19), no âmbito do IFMS.

  1. Quem são os participantes da Comissão do IFMS?

Além da reitora e do chefe de gabinete, fazem parte da Comissão diretores dos campi (gerais, de ensino e administração), profissionais da área da saúde (médico e enfermeiros), pró-reitores, os diretores da Gestão de Pessoas e da Gestão de Tecnologia da Informação, e o diretor executivo da reitoria. 

  1. Em que a Comissão do IFMS se baseou para apresentar à Reitoria as medidas emergenciais e preventivas?

Baseou-se na Declaração de Emergência em Saúde Pública emitida pelo Ministério da Saúde, nas Instruções Normativas nº 19 e nº 20, de 12 e 13 de março de 2020, nos termos da Portaria nº 356, de 11 de março de 2020, além dos normativos do Ministério da Educação e das determinações municipais e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

  1. Como se deu a construção das medidas de prevenção à Covid-19 no IFMS?

Por meio de videoconferências com participação de todos os membros da Comissão. As medidas estão disponíveis para consulta na página IFMS contra o coronavírus.

  1. O que devo fazer para colaborar neste período de emergência?

Seguir as orientações das autoridades competentes, de modo especial o isolamento social. Fique em casa!

  1. Como serão oferecidas as aulas no período de suspensão das atividades presenciais?

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) enviou aos campi a Instrução Normativa nº 01/2020, com orientações sobre a oferta de atividades não presenciais até quando perdurar a suspensão das aulas. A recomendação é que sejam utilizadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para substituir as aulas presenciais. Os campi têm até o dia 13 de abril para iniciar a oferta de atividades em ambientes virtuais de ensino.

  1. Como saber qual ambiente virtual meu professor utilizará?

Respeitando as orientações das Portarias nº 343 e nº 345, do Ministério da Educação (MEC), os estudantes receberão as atividades dos respectivos professores por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle), a fim de facilitar a interação professor – aluno e garantir os registros e acompanhamento das atividades realizadas pela equipe pedagógica e coordenação de curso;

  1. Poderei receber materiais digitais de apoio às aulas no meu e-mail institucional ou outros mecanismos?

Sim, mas independentemente do canal usado para a articulação e orientação das atividades, a postagem das atividades deve ser feita pelo Moodle, para que o registro do trabalho desenvolvido fique assegurado.

  1. O que devo fazer se eu tiver dificuldades para utilizar algum dos ambientes virtuais?

Temos o Guia Rápido do Moodle, voltado aos professores, e o Guia do Aluno, para a utilização dos estudantes.

  1. Quais medidas serão tomadas para os estudantes que não têm acesso à internet?

O IFMS estuda oferecer o Auxílio Acesso Digital, no valor de R$ 30,00, a estudantes que não tenham condições de adquirir um plano de dados para realizar as atividades pela internet. 

  1. Como ficará a carga horária nesse período? Serão lançadas atividades em tempo real das aulas?

Será de acordo com as atividades que o professor enviar. A supervisão desta carga horária será de responsabilidade do professor, atendendo ao proposto no Plano de Ensino.

  1. Como serão as avaliações e o registro da frequência neste período?

O estudante que cumprir suas atividades terá contabilizada a frequência.

  1. Como se dará a reposição das atividades (estágio, aulas práticas, etc.)?

As providências a serem tomadas dependem do tempo que houver a suspensão das aulas presenciais, das características de cada unidade curricular e especificidade dos estágios.

  1. Como fica o caso dos estudantes que cursam apenas disciplinas práticas?

Serão estudadas as opções observando a especificidade de cada disciplina.

  1. Participo de projeto de pesquisa ou de extensão. O que devo fazer?

Os projetos em execução referente aos editais de fluxo contínuo que tenham atividades que possam ser realizadas remotamente pelos coordenadores e membros, tais como atividades administrativas, de preparação de materiais, podem ter suas atividades continuadas; as atividades do projeto que envolvam a comunidade e a participação de bolsistas deverão continuar de maneira remota. 

  1. Sou bolsista do programa de iniciação científica. O que vai acontecer neste período?

Você vai continuar recebendo a bolsa neste período de emergência. Deverá reajustar o cronograma de trabalho do projeto e retomar as atividades logo após o retorno das atividades presenciais.

  1. Como fica o cumprimento da jornada de trabalho no período de suspensão das atividades presenciais que tratam as decisões nº 75/2020 e nº 79/2020, da Reitoria,  para servidores e colaboradores do IFMS?

O trabalho remoto poderá ser realizado no período da suspensão das atividades letivas e administrativas, de acordo com a natureza das atividades executadas pelo servidor, sob supervisão da chefia imediata. Caso o servidor não disponha de equipamento compatível com os programas que utilize como ferramenta de trabalho, poderá solicitar ao setor responsável a retirada do patrimônio de sua unidade, assinando Termo de Cautela ou trazer seu computador, notebook ou afins para que o setor de Tecnologia da Informação realize as adequações necessárias.As atividades essenciais e estratégicas ou que, pela não execução acarretem prejuízos à Administração Pública, poderão ser executadas presencialmente, desde que não exponham os servidores a situações de aglomeração de pessoas. Os servidores deverão estar à disposição da Administração em caso de eventual necessidade. Em todas as unidades do IFMS, em caso de extrema necessidade, a limpeza e demais serviços terceirizados serão realizados apenas uma vez por semana com equipe reduzida e com revezamento, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas. A vigilância deverá ser mantida normalmente.

  1. Tem algum servidor dispensado das atividades laborais?

Caso o servidor ocupe algum cargo que não possa realizar as atividades de forma remota, não haverá a necessidade de compensação de jornada e prejuízo da remuneração, conforme Instrução Normativa nº 21/2020, art. 6, §2. Nesse caso, cabe à chefia justificar essa condição, indicando os motivos que impedem a participação do servidor no trabalho remoto.

  1. Como se dará a realização do trabalho remoto durante este período de emergência?

As demandas serão estabelecidas pela chefia imediata, que definirá a forma de contato com cada servidor. A comunicação poderá ser realizada via Suap, e-mail institucional ou outro meio de comunicação acordado entre a equipe. É imprescindível que a comunicação entre chefias e servidores ocorra de forma fluída e efetiva, para tanto devem ser adotados todos os meios possíveis para que as informações transitem entre os servidores, de forma a manter o pleno desenvolvimento das competências de cada unidade organizacional. Ressaltamos que o acompanhamento das atividades é de competência da chefia imediata de cada servidor.

  1. Caso me sinta psicologicamente desconfortável durante esse período, como devo proceder?

A psicóloga da reitoria, Taline Costa, gravou podcasts com dicas para esses dias de isolamento e trabalho remoto. Confira na página IFMS contra o coronavírus. Caso seja uma situação de emergência ou urgência, recomendamos que procure o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximo de sua residência. Para orientações, procure uma psicóloga institucional.

  1. Como será o registro da minha frequência? Corro o risco de ter o meu ponto cortado?

Servidores que estiverem executando as atividades fora das dependências físicas do IFMS deverão acrescentar a justificativa "trabalho remoto" na folha de frequência, não sendo necessário o registro de frequência no Suap. Ao final do período de suspensão das atividades, os servidores deverão apresentar à chefia imediata relatório das atividades executadas remotamente, no prazo de cinco dias úteis, conforme modelo encaminhado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

  1. Em caso de adoecimento ou necessidade de acompanhamento de dependente por motivo de saúde, como devo proceder?

Considerando a Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, do Ministério da Economia, que trata no artigo 6º dos atestados médicos, a orientação passa a ser a seguinte: receberemos o atestado em formato digital enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). O atestado de afastamento em formato digital deve ser encaminhado no prazo de até cinco dias contados da data da sua emissão. Devendo ser encaminhado para o e-mail da Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), nos campi, ou para o Núcleo de Atendimento à Saúde do Servidor (Nuase), na reitoria. O atestado de afastamento original deverá ser apresentado pelo servidor no momento da perícia ou quando solicitado pelo setor de gestão de pessoas, portanto, guarde-os!

  1. Em caso de dúvida e/ou sugestão, a quem devo me reportar?

Orientamos que, inicialmente, os servidores busquem sanar dúvidas junto à chefia imediata. Caso a dúvida persista, ela pode ser encaminhada ao e-mail , que buscará orientar, sanar dúvidas e encaminhar as sugestões recebidas às instâncias responsáveis. Além disso, é importante pontuar que a Ouvidoria e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-Sic) do IFMS continuarão em funcionamento durante todo o período de suspensão das atividades presenciais.