Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aberta oferta de curso livre em Química básica

Ensino a distância

Aberta oferta de curso livre em Química básica

Gratuito, curso pode ser feito por todos os interessados. Com carga horária de 20h, atividades abordarão conceitos básicos
por Cleyton Lutz publicado: 25/08/2020 12h38 última modificação: 25/08/2020 12h38

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou a oferta do curso livre “Conceitos básicos de Química”. Realizado sem tutoria e a distância, o curso tem duração de 20 horas. 

Desenvolvido pelo Campus Coxim, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), a iniciativa busca facilitar a compreensão dos temas básicos e iniciais de Química.

O curso faz parte do projeto “Tecnologias digitais no ensino de Química: da teoria ao cotidiano”, sob a coordenação dos professores Gesilane José e Geziel Andrade, que conta com a participação de acadêmicos da licenciatura em Química.

“Trata-se de um curso de livre acesso, disponibilizado em formato online, com material didático, videoaulas e atividades simplificadas, permitindo que qualquer interessado no assunto possa se inscrever e obter certificação gratuita”, explica Gesilane. 

Acesso - O curso é gratuito e está disponibilizado na plataforma dos Cursos Livres do IFMS. Se já tiver cadastro, basta fazer o login e se inscrever. Caso contrário, é necessário criar uma conta e, após o recebimento do e-mail de confirmação, efetuar a inscrição. 

Após se inscrever no curso, o participante terá no mínimo quatro dias para concluí-lo. Já o prazo máximo se encerra no mês de dezembro. As atividades – que se baseiam na presença cotidiana da Química por meio da transformação da matéria – estão divididas em quatro sessões:

  • Química tem história;
  • Matéria: origem e constituição;
  • Matéria e suas propriedades;
  • Materiais e processos de separação.

Os conteúdos abordados buscam conduzir, por meio da linguagem científica, a compreensão das transformações e como a matéria está constituída.

Os participantes terão também o acesso a um e-book com textos, curiosidades, exemplos práticos e dicas de filmes sobre o assunto.

“O material foi organizado a partir de uma literatura vasta sobre o assunto, contando com a utilização de livros de Química do ensino médio e superior, artigos de divulgação científica e literaturas sobre a história da disciplina”, comenta Gesilane 

Cursos livres – Além de “Conceitos Básicos de Química”, o IFMS oferta ainda outros seis cursos livres. As opções podem ser conferidas na página da Educação a Distância. Com atividades através do Moodle, os cursos acontecem inteiramente a distância.

Para mais informações, o contato pode ser feito através do correio eletrônico: .