Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para projetos de combate ao coronavírus

Abertas inscrições para projetos de combate ao coronavírus

Serão destinados até R$ 97 mil para concessão de bolsas e auxílios financeiros. Propostas devem ser submetidas por servidores até 29 de abril.
por Osvaldo Sato publicado: 14/04/2020 10h56 última modificação: 14/04/2020 10h56

Estão abertas as inscrições no processo seletivo para apoio a projetos de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com foco na prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Serão destinados até R$ 97 mil para auxílio financeiro e concessão de bolsas a estudantes participantes.

Os projetos devem ser desenvolvidos entre maio e novembro deste ano. As demais regras do processo seletivo estão disponíveis no edital nº 015/2020, publicado na Central de Seleção do IFMS.

As bolsas serão concedidas por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex), e o auxílio financeiro via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi).

Inscrições - A submissão do projeto deve ser feita até 29 de abril, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), pelo coordenador da proposta, que pode ser docente ou técnico-administrativo.

As propostas devem atender os seguintes requisitos:

• ter a comunidade externa como público-alvo;
  • ter no mínimo um e no máximo três estudantes bolsistas matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de graduação, sendo que poderá haver mais estudantes na condição de voluntários;
  • levar em conta todas as recomendações do Ministério da Saúde sobre as estratégias de prevenção referentes aos contatos entre as pessoas;
  • estar inserida em na área temática “Saúde” e na linha de extensão “Saúde Humana”, de acordo com a Política de Extensão do IFMS, podendo ter características inter, trans e pluridisciplinares conforme temática do projeto;
  • atender à carga horária dos bolsistas.

Projetos - Devem levar em consideração o enfrentamento da emergência de saúde pública relacionado ao novo coronavírus (Covid-19), preferencialmente com as seguintes temáticas:

• produção de desenvolvimento de agentes químicos que proporcionem antissepsia, desinfecção e preservação no combate e controle da contaminação pela covid-19;
  • produção de equipamentos e materiais de proteção e prevenção ao coronavírus;
  • outras gerações de produtos ou soluções que incidam no combate a pandemia, inclusive, transdisciplinares, interdisciplinares e pluridisciplinares.

Seleção - Será feita em duas etapas. A primeira, eliminatória, consiste na verificação do atendimento às condições de habilitação. As propostas homologadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) terão o mérito avaliado.

A segunda etapa é eliminatória e classificatória. Os critérios para avaliação do mérito das propostas constam no anexo 10 do edital  de abertura do processo seletivo.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 13 de maio.

Fomento - Do valor total previsto, R$ 25 mil se destinam à concessão de auxílio financeiro para o desenvolvimento dos projetos de extensão. O valor será pago em cota única aos coordenadores, sendo no máximo R$ 2,5 mil por projeto.

Os outros R$ 72 mil do montante serão destinados à concessão de bolsas entre os meses de junho e novembro. Estudantes de nível médio receberão R$ 200,00 mensais, e os da graduação R$ 400,00 por mês.

Dúvidas podem ser encaminhadas à Diretoria de Extensão (Direx) pelo e-mail .