Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas matrículas para cursos de graduação em nove municípios

Ensino Superior

Abertas matrículas para cursos de graduação em nove municípios

Candidatos têm até terça-feira, 29, para fazer a matrícula ou manifestar interesse na vaga. Seleção foi destinada a portadores de diploma, reingresso e transferências
por Vinicius Vieira publicado: 24/09/2020 06h50 última modificação: 24/09/2020 07h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima terça-feira, 29, a matrícula dos aprovados no processo seletivo destinado a portadores de diploma,  transferências interna e externa, e reingresso em cursos de graduação. 

Para fazer a matrícula ou manifestar interesse na vaga, os candidatos devem acessar o sistema de matrículas do IFMS. As instruções estão disponíveis na Central de Seleção, onde também é possível consultar o resultado final do processo seletivo.

No ato da matrícula, são necessários os seguintes documentos digitalizados:

requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar o número do CPF do candidato;
- carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
- documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
- 1 (uma) foto 3x4 recente;
- os candidatos estrangeiros devem apresentar Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e do Passaporte com visto de estudante, ou de outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;
- diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, para candidatos portadores de diploma;
- comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, aos que estão cursando curso superior (transferência externa);
- histórico acadêmico/escolar, com carga horária, notas ou menções das unidades curriculares.

A documentação deverá ser digitalizada a partir dos originais, estar legível e com, no máximo, 5 megabytes cada, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Seleção - Foram ofertadas 479 vagas em 14 opções de cursos de graduação nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção foi feita com base no histórico escolar e ementas dos cursos, no caso de portadores de diploma e transferências. Para reingresso, o critério foi o Coeficiente de Rendimento (CR) dos estudantes.

Poderão ser publicadas novas chamadas, caso ainda haja vagas disponíveis após o período de matrícula dos candidatos convocados em primeira chamada. 

Aqueles que estejam matriculados em instituição pública de ensino superior só poderão solicitar a matrícula em curso do IFMS mediante comprovação de desistência no referido curso.

Dúvidas devem ser encaminhadas à Diretoria de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo e-mail .