Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Acordo prevê capacitação de pessoas com deficiência em Costa Rica

Inclusão

Acordo prevê capacitação de pessoas com deficiência em Costa Rica

Formalizado entre IFMS, Fundação de Apoio (Facto) e Ministério Público do Trabalho, iniciativa do Campus Três Lagoas visa ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mundo de trabalho
por Cleyton Lutz publicado: 16/07/2020 09h09 última modificação: 16/07/2020 09h14

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) celebrou, recentemente, um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Trabalho (MPT-MS) e a Facto - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, que atua junto à instituição na captação de recursos externos.

É o primeiro acordo do gênero firmado por meio da Fundação, que passou a apoiar o IFMS em janeiro do ano passado. A cooperação técnica permitirá a realização do projeto “Capacitação e preparação para o mercado de trabalho de pessoas com deficiência no município de Costa Rica”, proposto pelo Campus Três Lagoas. 

"Acordos de cooperação como este permitem o desenvolvimento de ações de alto impacto de transformação social, de forma a atender problemas reais da sociedade”, destaca a diretora de Relações Institucionais do IFMS, Cinara Ribeiro. 

O acordo prevê que o Instituto Federal deverá realizar o levantamento das necessidades das pessoas com deficiência no município e promover palestras para empresários sobre a legislação trabalhista referente ao tema, além de ministrar dois cursos presenciais de capacitação. 

Por meio da Procuradoria da 24ª Região, o MPT repassará à Facto o montante de R$ 95.365,97 para o desenvolvimento do projeto, sendo que a Fundação ficará responsável pela gestão administrativa, o que inclui ações como licitação, publicação de editais, contratação de pessoa física e compra de equipamentos, entre outras. 

Entre os itens que poderão ser pagos e adquiridos com o recurso estão bolsas, despesas (diversas, operacionais e bancárias), diárias, material de consumo, aquisição de equipamentos e constituição de um fundo de reserva. 

"O projeto surgiu a partir da observação feita pelo MPT do não atendimento à obrigatoriedade legal de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Acordos de cooperação como este permitem o desenvolvimento de ações de alto impacto de transformação social, de forma a atender problemas reais da sociedade”, destaca a diretora de Relações Institucionais do IFMS, Cinara Ribeiro. 

Capacitação – Devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades do projeto começarão no primeiro semestre de 2021. Serão realizadas duas palestras voltadas a pessoas com deficiência e empresários. Também serão ofertados dois cursos de capacitação: Informática Básica e Operador de Caixa. 

Serão abertas quatro turmas com 25 vagas em cada uma. As aulas estão previstas para os meses de março e abril. Os cursos serão oferecidos em uma escola municipal, com duração diária de quatro horas e atividades ao longo de uma semana. A seleção dos participantes ocorrerá por meio da ficha de inscrição e do laudo médico.

“Os cursos foram definidos com base em uma pesquisa onde foi detectada a necessidade da região de capacitar pessoas com deficiências para Informática e Operador de Caixa", explica a coordenadora do projeto, Angélica Xavier.

A equipe do projeto é composta por dez servidores do IFMS, sob responsabilidade do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Três Lagoas. 

“As palestras terão foco na conscientização da população de Costa Rica. Já os temas para os cursos foram definidos com base em uma pesquisa realizada no ano passado. Por meio dela, detectamos a necessidade da região, que é capacitar pessoas com deficiências para Informática e Operador de Caixa", explica a coordenadora do projeto e do Napne em Três Lagoas, Angélica Xavier, intérprete de libras do campus.

Os participantes também terão atividades voltadas à formatação de currículo, preparação para entrevistas de emprego e postura corporal. "As noções de currículo e do funcionamento do mercado de trabalho têm o intuito de ampliar a inserção do público da capacitação no mundo do trabalho ”, complementa Angélica.