Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aprovada primeira dissertação do mestrado profissional

Aprovada primeira dissertação do mestrado profissional

Defesa ocorreu por webconferência na sexta-feira, 3, em virtude da suspensão das atividades presenciais no IFMS provocada pela pandemia. Calendário prevê nova banca em maio.
por Juliana Aragão publicado: 06/04/2020 13h29 última modificação: 06/04/2020 13h29
  • Primeira defesa de dissertação do ProfEPT reuniu 30 participantes por webconferência - Arquivo Pessoal

A primeira turma a ingressar no mestrado profissional oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começa a realizar as defesas das dissertações. O calendário está disponibilizado na página local do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Com a adoção de atividades não presenciais no IFMS, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), a primeira defesa de dissertação foi realizada por webconferência na sexta-feira, 3.

"É a concretização de um trabalho iniciado em 2018 e um incentivo, pois coroa o árduo trabalho que é o ensino e a pesquisa na pós-graduação brasileira", ressalta o coordenador do curso, Dante Alighieri.

O coordenador do curso, Dante Alighieri, explica que a dinâmica foi semelhante a de uma banca presencial.

"A mestranda apresentou a dissertação por webconferência, inclusive com o compartilhamento de slides e, em seguida, os membros da banca fizeram as arguições. A banca então se reuniu separadamente por chamada de vídeo em grupo no WhasApp e, por fim, foi dado o parecer de aprovação da mestranda", detalhou o professor.

banca foi gravada e contou com a participação de 30 pessoas.

Alighieri ressalta a importância de se iniciar o calendário de defesa do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu oferecido pelo IFMS.

"É a concretização de um trabalho iniciado em agosto de 2018. Um desafio tanto para os estudantes quanto para os docentes e um momento de incentivo para todos, pois coroa o árduo trabalho que é o ensino e a pesquisa na pós-graduação brasileira", conclui.

Defesa - A primeira dissertação aprovada no mestrado profissional oferecido pelo IFMS propõe a utilização de jogos digitais no ensino da genética. O estudo foi realizado por Gláucia Marin, bióloga e professora da rede estadual, e orientado por Airton Vinholi Jr., professor de Biologia do Campus Campo Grande.

A pesquisa "Uma sequência didática com a proposta de construção de jogos digitais em genética fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa" envolveu 19 alunos do terceiro ano do curso técnico em Programação de Jogos Digitais oferecido na Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, em Campo Grande. O grupo desenvolveu cinco games sobre os conceitos dos sistemas sanguíneos.

"Além de contribuir com uma ferramenta facilitadora na assimilação dos conceitos sobre genética em sala de aula, o produto educacional é uma proposta interdisciplinar, uma parceria da base curricular comum e técnica, e coloca o estudante como protagonista na construção do conhecimento", explica Gláucia.

A mestre aprovada tem um prazo de 90 dias para fazer as correções no texto da dissertação e no produto educacional apontadas pela banca.

Dissertações - Dos 24 alunos que ingressaram na primeira turma do mestrado profissional no IFMS, 21 qualificaram as dissertações no ano passado.

Os produtos educacionais propostos abordam temas como conservação de alimentos, a relação da extensão na permanência e êxito dos estudantes, formação de professores, orientação profissional, entre outros.

A próxima defesa é da dissertação "A formação de professores na perspectiva politécnica: uma proposta curricular", proposta pela assistente em administração do Campus Naviraí, Paula Cameschi, e orientada pela professora de Letras do Campus Nova Andradina, Azenaide Vieira.

"Desenvolvi a pesquisa com professores da educação básica de Nova Andradina que participaram de um curso de extensão ofertado pelo IFMS, onde puderam aperfeiçoar as práticas pedagógicas e aprenderam a usar metodologias ativas para inovar em sala de aula. A a proposta é fazê-lo sob um currículo por competência", explica a mestranda.

A defesa dessa dissertação está marcada para 4 de maio, às 8 horas, também por webconferência.

ProfEPTCoordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o mestrado profissional é oferecido pelas instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No IFMS, o curso é oferecido em Campo Grande. O processo seletivo para a formação da terceira turma está em andamento. As vagas são destinadas a servidores da Rede Federal e ao público externo.

Saiba mais na página do mestrado profissional do IFMS.