Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Novo projeto assegura recursos para centro de futebol na Capital

Novo projeto assegura recursos para centro de futebol na Capital

Proposta do Campus Campo Grande irá receber R$ 273 mil para atender jovens e adolescentes da Capital com treinamento de futebol e futsal
por Osvaldo Sato publicado: 18/12/2020 12h57 última modificação: 18/12/2020 12h59

Foi aprovado nesta quarta-feira, 16, o projeto "Futebol: Formação para a cidadania" do Campus Campo Grande, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a implantação de um centro de desenvolvimento de futebol e futsal. Serão implantados dois núcleos de treinamento para jovens e adolescentes de 10 a 19 anos na Capital. Também poderão ser realizados eventos relacionados ao desenvolvimento das modalidades.

Para isso, o Campus submeteu o projeto, de autoria do professor Luiz Sinésio, a um edital da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, que prevê repasse de recursos para a implantação de centros em todo o país. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) prevendo o repasse de R$ 273.967,00 para desenvolvimento das atividades pelo período de dois anos.

“Este projeto é de grande relevância para a sociedade e, mais precisamente, para a comunidade local, pois iremos ofertar uma prática esportiva recreativa e oportunizar às crianças e jovens o acesso a este bem cultural brasileiro, que é o futebol”, afirmou Sinésio.

O professor destacou que a implantação dos centros de desenvolvimento tem vai contribuir para a formação da cidadania dos estudantes do Campus e das demais escolas públicas da região.

“O futebol agrega valores à formação dos jovens como a disciplina, o respeito às regras, e desenvolve competências e habilidades, bem como propicia melhoria da qualidade de vida e saúde. Tudo isto contribui para o exercício pleno da cidadania”, explicou o professor.

Treinamentos - Serão implantados núcleos de treinamento na sede do Campus Campo Grande e na Escola Estadual Rui Barbosa, próxima ao campus, com capacidade de atendimento de até 300 jovens e adolescentes.

Os treinamentos serão voltados para jovens a partir de 10 anos, para meninos, e de 12 anos, para meninas, nas modalidades de futebol e futsal.

Além de dois treinamentos semanais, o projeto contempla a realização de outras atividades, como torneios internos e um workshop sobre a modalidade futebol/ futsal na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

As atividades do centro de treinamento terão, ainda, acompanhamento do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde, Tecnologia, Inovação e Cultura, coordenado pelo professor Fabrício Ravagnani.

Este grupo conta com pesquisas sobre temas que envolvem a prática esportiva, como por exemplo, o Projeto Medalha, que estuda aspectos relacionados ao rendimento dos atletas em modalidades diversas.

Segundo o coordenador Luiz Sinésio, a previsão inicial é que as atividades sejam iniciadas em fevereiro de 2021, mas podendo ser adiada em virtude da continuidade da suspensão das atividades presenciais na instituição.