Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Campi irão definir data de encerramento do primeiro semestre

Campi irão definir data de encerramento do primeiro semestre

Autonomia foi aprovada pelo Conselho Superior do IFMS em reunião realizada no último dia 6. Cada campus poderá definir ainda a data de início do segundo semestre.
por Juliana Aragão publicado: 08/07/2020 13h04 última modificação: 08/07/2020 13h45

Em reunião realizada na última segunda-feira, 6, o Conselho Superior (Cosup) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) decidiu aprovar a extensão do calendário estudantil e a autonomia dos dez campi da instituição para definir as datas de encerramento do primeiro semestre e de início do segundo semestre.

A resolução do Cosup que traz a decisão informa que a implementação da medida será acompanhada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e discutida com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe).

"A prorrogação do calendário é importante para que os campi possam recuperar os estudantes que não atingiram a aprendizagem esperada nas atividades não presenciais", explica a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, a decisão busca garantir a aprendizagem dos conteúdos. Desde março, as atividades de ensino no IFMS são oferecidas de forma não presencial em virtude da pandemia.

"A prorrogação do calendário é importante para que os campi tenham a possibilidade de recuperar os estudantes que não conseguiram atingir a aprendizagem esperada nas atividades não presenciais, sendo que essa recuperação poderá ser feita tanto presencialmente quanto com a continuidade das atividades não presenciais", explica.

Cláudia ressalta que a prorrogação dos calendários possibilitará que a carga horária total das disciplinas seja ministrada.

"O Ministério da Educação autorizou o não cumprimento dos 200 dias letivos, porém as cargas horárias precisam ser cumpridas, e por conta de questões como dificuldades de acessibilidade e de conteúdos práticos, que necessitam da presença de estudantes e docentes nos laboratórios dos campi, não foi possível ministrar a carga horária total de algumas disciplinas dentro do prazo previsto", detalhou a pró-reitora.

As datas exatas de término e de início dos semestres, bem como do período de férias, serão divulgadas aos estudantes diretamente pelos campi. O contato dos interessados com as unidades do IFMS pode ser feito por e-mail.

Atividades não presenciais - As atividades de ensino e administrativas no IFMS seguem de forma não presencial até 30 de julho, de acordo com a última decisão.

A Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus, responsável por fazer recomendações ao IFMS, tem realizado reuniões semanais para avaliar o cenário. No dia 22 de julho, os membros se reunirão para decidir se recomendam ou não a retomada das atividades presenciais em agosto.

As atividades presenciais no IFMS foram suspensas em 18 de março. No início de abril, os dez campi começaram a oferta de aulas em ambientes virtuais de ensino sob orientação da Proen, por meio da Instrução Normativa nº 2/2020

Prevenção - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus

Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato com os campi e a reitoria durante o período de atividades não presenciais.