Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Campus Coxim abre inscrições para 5ª Maratona de Química

Campus Coxim abre inscrições para 5ª Maratona de Química

Evento tem como público-alvo alunos do ensino médio de escolas estaduais da Região Norte do estado e visa estimular o aprendizado e interesse pela área
por Osvaldo Sato publicado: 01/10/2020 10h25 última modificação: 01/10/2020 10h25

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para a 5ª edição da Maratona de Química. Podem participar estudantes do ensino médio de escolas estaduais da cidade e demais municípios da Região Norte do estado.

O evento é organizado pelo curso de licenciatura em Química do campus, o que inclui docentes, técnicos-administrativos, acadêmicos e bolsistas do Programa de Iniciação à Docência do IFMS (Pibid).

“Este evento é capaz de incentivar o estudante de diversas formas, inclusive em seguir na área de Química, pois temos hoje matriculados em nossa licenciatura vários ex-alunos de escolas estaduais que conheceram o curso por meio da participação na maratona”, comenta Mariane Ocanha, coordenadora do evento.

A coordenadora da maratona, professora Mariane Ocanha, destaca que a participação dos acadêmicos da licenciatura no evento contribui para a formação deles.

“Os licenciandos participam de todas as etapas da organização, desenvolvendo as atividades e o conteúdo da maratona, o que contribui para futura prática docente. Já recebemos relatos de acadêmicos que foram chamados de ‘professor’ pela primeira vez nas maratonas, e foi um incentivo para concluírem o curso e exercerem a profissão”, destacou.

Maratona - Em virtude da pandemia do Covid-19 a edição deste ano será realizada em formato online.

Os participantes competirão em desafios relacionados à Química, mas que também exigirão habilidades artísticas, criatividade, pensamento lógico, comunicação e trabalho em equipe.

Produzir podcasts, mascotes em material reciclável, quadrinhos, grito de guerra e responder charadas são alguns dos desafios propostos, que deverão ser realizados e enviados à organização da maratona até a véspera da aplicação da prova final, marcada para 10 de novembro.

A equipe campeã ganhará um troféu, e as três melhores colocadas receberão certificados.

A coordenadora do evento destaca que a maratona tem contribuído para que estudantes de escolas da rede pública se interessem pela Química.

“As avaliações do evento aplicadas todos os anos demonstram que a maratona desperta o interesse pela ciência e torna mais atrativa a disciplina por meios não tradicionais, isso porque mostra aplicações práticas do que os alunos estudam em sala de aula”, afirmou.

Mariane conta que muitos estudantes visitam um laboratório de Química pela primeira vez na maratona.

“Este evento é capaz de incentivar o estudante de diversas formas, inclusive em seguir na área de Química, pois temos hoje matriculados em nossa licenciatura vários ex-alunos de escolas estaduais que conheceram o curso por meio da participação na maratona”, finaliza.

Inscrições - Serão aceitas inscrições de até 15 equipes, formadas por, no máximo, 20 estudantes cada.

As inscrições devem ser feitas por um professor da escola interessada, que será o responsável também pela formação da equipe.

O professor deve enviar a inscrição para a organização do evento, pelo e-mail , até 21 de outubro. O mesmo e-mail pode ser utilizado para mais informações sobre o evento.