Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Publicado resultado de sorteio para turmas com nivelamento

Publicado resultado de sorteio para turmas com nivelamento

Pré-sorteio selecionou candidatos que farão prova para ingresso em cursos em andamento. Convocação para teste será na próxima terça, 28.
por Laura Silveira publicado: 24/01/2020 11h58 última modificação: 24/01/2020 12h03

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta sexta-feira, 24, o resultado do pré-sorteio de seleção dos candidatos que desejam ingressar nas turmas com nivelamento dos cursos de Espanhol, Inglês e Libras no primeiro semestre de 2020.

O pré-sorteio foi realizado nessa quarta-feira, 22. O número de selecionados foi igual a três vezes o número de vagas ofertadas no respectivo curso.

A convocação para a prova nivelamento será publicada na próxima terça-feira, 28. A aplicação do teste, composto por 42 questões de múltipla escolha, visando avaliar a compreensão da língua (gramática e vocabulário), será no dia 15 de fevereiro.

A realização do pré-sorteio foi a medida adotada devido ao número de inscritos, muito acima da projeção feita e da capacidade de infraestrutura e de pessoal para que todos os inscritos realizassem a prova.

Seleção - O sorteio de seleção dos candidatos para as turmas iniciantes ocorre no dia 29 de janeiro, conforme o cronograma previsto. Já a classificação final do processo seletivo e divulgação da primeira chamada são no dia 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 5, 6 e 7. As aulas têm início no dia 10.

Quanto às turmas em andamento, após a realização do teste de nivelamento, a seleção dos então aprovados também ocorre por meio de sorteio eletrônico, que será realizado no dia 19 de fevereiro. Já a primeira chamada é divulgada no dia 21, com matrícula nos dias 27 e 28. O começo das aulas está previsto para 2 de março, conforme o cronograma.

edital de abertura, com as regras do processo seletivo, bem como eventuais retificações, estão publicados na Central de Seleção.

Foram oferecidas 700 vagas em cursos gratuitos ofertados por meio do Centro de Idiomas do IFMS (Cenid) em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Cenid - Os cursos FIC de idiomas oferecidos pelo Instituto conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. O certificado tem validade nacional e atesta o conhecimento no nível concluído.

Ofertados em duas etapas, com três semestre cada um, os cursos se destinam a estudantes, servidores do IFMS e comunidade externa, tendo a finalidade de fomentar o processo de internacionalização da instituição.