Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Comissão define ações de enfrentamento ao coronavirus

Comissão define ações de enfrentamento ao coronavirus

Nesta segunda-feira, 16, gestores estão reunidos para definir a necessidade de suspensão das aulas. À tarde, reitores das instituições de ensino superior se reúnem com autoridades do governo.
por Juliana Aragão publicado: 16/03/2020 11h48 última modificação: 17/03/2020 07h59

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta segunda-fera, 16, uma série de reuniões sobre o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Nas primeira horas da manhã, a reitora, Elaine Cassiano, pró-reitores e diretores sistêmicos estiveram reunidos para avaliar a situação.

Em seguida, iniciou-se uma reunião por videoconferência com os diretores-gerais dos dez campi. O encontro é aberto à participação de servidores.

Às 14 horas, os reitores das instituições que formam o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) se reúnem com o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, para discutir procedimentos conjuntos.

O Crie-MS, atualmente presidido pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, é formado pelos reitores do IFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Uniderp.

Orientações - Na sexta-feira, 13, servidores e estudantes receberam, por e-mail, o Memorando-Circular nº 2/2020, com orientações sobre o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

O documento informa que foi criada, por meio da Portaria nº 460, de 13 de março de 2020, uma Comissão Geral responsável por organizar campanhas de prevenção à doença nos dez campi e reitoria. O grupo é formado pelo médico da instituição, enfermeiros e gestores.

Outra orientação que consta no Memorando-Circular é a de que as unidades do IFMS reavaliem a necessidade de realização de eventos e reuniões. Caso não seja possível adiar a atividade, que se faça sem a presença de público.

Servidores que retornarem de viagens internacionais, seja a trabalho ou particulares, devem realizar as atividades remotamente até o 14º dia contado da data de retorno ao Brasil.

Os diretores-gerais e enfermeiros dos campi estão responsáveis por divulgar informações à comunidade.

Uma página foi criada para reunir as informações da ação IFMS contra o coronavírus. O contato com a Comissão Geral deve ser feito pelo e-mail .

Atividades letivas - Até o momento, as aulas nos dez campi do IFMS seguem normalmente.

O Memorando-Circular nº 02/2020 apresenta, no entanto, os critérios para possível suspensão das atividades. Serão levados em consideração os seguintes fatores:

• suspensão das aulas nas redes municipal e/ou estadual de ensino;
  • casos confirmados da Covid-19 na cidade ou suspeitos nos campi e/ou reitoria; e
  • casos confirmados da doença em servidores, estudantes ou familiares.

Uma nova reunião entre os diretores-gerais e a reitoria será realizada nesta segunda-feira, 16, às 15h30, para rediscutir a suspensão ou não das atividades, dependendo da situação de cada município.

Prevenção - Na última sexta-feira, 13, os campi já começaram a adotar medidas de prevenção ao novo coronavírus. As ações seguem as orientações do Ministério da Educação (MEC) e estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde mantém uma página na internet com todas as informações oficiais sobre o novo coronavírus (Covid-19). O site explica como a doença é transmitida e tratada, e traz dados atualizados sobre os casos notificados, o plano de contingência e a importância de se denunciar as fake news sobre o assunto.

Entre as principais medidas de prevenção estão:

• lavar as mãos com água e sabão (assista o vídeo sobre a forma correta de se lavar as mãos);
  • utilizar álcool em gel para ajudar na higienização das mãos;
  • cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • evitar aglomerações se estiver doente;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • não compartilhar objetos pessoais.

O Ministério da Saúde disponibilizou também os materiais da campanha nacional contra o coronavírus. Na página, é possível baixar arquivos de peças gráficas, spots e vídeos.

Informações diárias
sobre a evolução da doença em Mato Grosso do Sul estão disponíveis no site do Governo do Estado