Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Conheça o cronograma para a realização do Enem em 2020

Conheça o cronograma para a realização do Enem em 2020

Exame digital é a principal novidade do Exame Nacional do Ensino Médio. Nota é utilizada para ingresso nos cursos de graduação do IFMS
por Cleyton Lutz publicado: 08/04/2020 11h50 última modificação: 08/04/2020 11h50

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última semana, o edital da edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos meses de outubro e novembro em formatos impresso e digital, principal novidade deste ano.

As notas do Enem são utilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), forma de ingresso nos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A instituição oferta 17 opções de cursos superiores - entre bacharelado, licenciatura e tecnologia - em dez municípios.

O diretor de Graduação, Rodrigo Cardoso, lembra que para ingressar na graduação com as notas do Enem, o candidato deverá, posteriormente, fazer a inscrição no Sisu e obter nota acima de zero na redação, entre outros requisitos.

A expectativa é que os coronogramas sejam mantidos, mesmo com a suspensão das atividades de ensino presenciais no IFMS. “Contudo, devido à situação atípica pela qual estamos passando, caso alguma alteração posterior seja necessária, poderá implicar no cronograma do Sisu, o que, por consequência, impactaria no ingresso aos nossos cursos de graduação para o primeiro semestre de 2021”, explica o diretor.

Cronograma - Até 17 de abril, os interessados em fazer o Enem 2020 podem pedir isenção da taxa de inscrição, na página do Exame. O prazo também é válido para aqueles que quiserem justificar ausência na edição 2019.

As inscrições deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, com prazo de pagamento da taxa até 28 de maio.

As provas digitas serão realizadas nos dias 11 e 18 de outubro, em municípios selecionados. Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas 3.405 vagas para aplicação em Campo Grande. A redação será no formato impresso. A prova impressa será aplicada em 1° e 8 de novembro, em diversos municípios do estado.

A composição do Exame – provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação – bem como o tempo de duração (5h30 no primeiro dia, e 5 horas no segundo dia) serão os mesmos para os formatos digital e impresso.

Datas importantes – Enem 2020

• Pedido de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril
  • Realização da inscrição e pedido de atendimento especializado: 11 a 22 de maio
  • Pedido pelo tratamento através do nome social: 25 a 29 de maio
  • Último prazo para pagamento da inscrição: 28 de maio
  • Aplicação da prova digital: 11 e 18 de outubro
  • Aplica da prova impressa: 1° e 8 de novembro

Mais informações podem ser conferidas na página do Enem 2020.

registrado em: , , ,