Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Consulta aos Instrumentos de Autoavaliação termina na quarta-feira

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Consulta aos Instrumentos de Autoavaliação termina na quarta-feira

Interessados em participar podem sugerir alterações nos questionários de autoavaliação institucional aplicados anualmente com estudantes e servidores
por Juliana Aragão publicado: 21/09/2020 12h59 última modificação: 21/09/2020 12h59

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra na quarta-feira, 23, a consulta pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional, referentes aos questionários aplicados anualmente a estudantes e servidores da instituição.

Para participar, os interessados devem acessar o i-Cidadania, espaço virtual destinado à participação social no IFMS.

O interessado deve acessar o formulário eletrônico com o número do CPF, nome completo, e-mail, município em que reside e perfil (estudante, servidor ou comunidade externa).

Em seguida, é preciso escolher o Instrumento de Avaliação Institucional que pretende apreciar – estudante, docente ou técnico-administrativo –, e indicar o número da página e da questão que deseja alterar.

O participante pode 'Adicionar item', 'Alterar item' ou 'Remover item', sendo que o item é referente a cada questão do questionário que está sendo apreciado.

As sugestões devem ter justificativa, que deve ser redigida de forma clara e objetiva e com, no máximo, 3.000 caracteres.

A íntegra das regras de participação estão disponíveis no Regulamento da Consulta Pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional.

Em caso de dúvidas, o contato com a CPA Central deve ser feito pelo e-mail .

Consulta – Faz parte do processo de reformulação dos Instrumentos de Autoavaliação Institucional, que está sendo conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição.

Anteriormente à consulta, os Instrumentos foram compartilhados com as comissões locais da CPA para possíveis contribuições, bem como com diretores dos campi, pró-reitorias, diretorias sistêmicas, Ouvidoria, Comissão Permanente de Pessoas Docente (CPPD) e Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS).

Autoavaliação Institucional - Previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004, o processo de Autoavaliação Institucional é realizado anualmente no IFMS.

Na ocasião, a comunidade interna – formada por estudantes, docentes e técnicos-administrativos – tem a oportunidade de avaliar o desempenho da instituição por meio da aplicação de questionários online segmentados por público. Os resultados são repassados à gestão para a melhoria dos resultados institucionais.

Os Instrumentos de Autoavaliação (questionários) devem ter como base os cinco eixos e as dez dimensões do Sinaes:

1º Eixo: Planejamento e Avaliação: analisa a evolução institucional a partir dos processos de planejamento e avaliação institucional e sua coerência com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente;
2º Eixo: Desenvolvimento Institucional: analisa como se deu o processo de desenvolvimento institucional e sua coerência com a missão, objetivos e metas previstos no PDI;
3º Eixo: Políticas Acadêmicas: analisa os elementos das políticas acadêmicas e correspondentes a ações relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação, extensão, comunicação, políticas de atendimento estudantil e acompanhamento dos egressos;
4º Eixo: Políticas de Gestão: trata das políticas de gestão, analisando as políticas de pessoal, de capacitação docente e dos técnico-administrativos, da organização e gestão da instituição, do planejamento e da sustentabilidade financeira;
5º Eixo: Infraestrutura Física: analisa as condições dos dez campi do IFMS, os termos de infraestrutura, para alavancar o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A partir da segunda quinzena de novembro, está prevista a aplicação dos instrumentos reformulados na Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2020.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da CPA.