Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Definido calendário do segundo semestre letivo

Definido calendário do segundo semestre letivo

Segundo semestre será encerrado em fevereiro de 2021 nos dez campi do IFMS. Conselho Superior também alterou o período de férias escolares
por Osvaldo Sato publicado: 17/11/2020 11h36 última modificação: 17/11/2020 12h30

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) decidiu estender o segundo semestre letivo de 2020 até o dia 26 de fevereiro de 2021. O Conselho Superior da instituição tomou a decisão por meio da Resolução nº 67/2020.

A pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, explica que a decisão foi tomada para que os campi possam cumprir a totalidade da carga horária e das ementas das disciplinas, que não puderam ser finalizadas no período previsto em decorrência da necessidade de se ofertar atividades de ensino não presenciais desde março.

"Ainda que o Conselho Nacional de Educação tenha flexibilizado a necessidade de cumprimento dos 200 dias letivos, manteve-se a obrigatoriedade para carga horária. Por esse motivo e para preservação da qualidade do ensino ofertado pelo IFMS tivemos que prorrogar o primeiro semestre e, consequentemente, também o encerramento do segundo".

"A oferta das atividades não presenciais e a prorrogação das datas de encerramento dos semestres possibilitaram que os estudantes tivessem o mínimo de prejuízo possível diante das restrições impostas pela pandemia", destacou a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

Cláudia explica que a transição do ensino presencial para o não presencial demandou um processo de adaptação.

"Isso incluiu a revisão de todo nosso sistema de ensino, como nossas atividades administrativas e pedagógicas, além da preparação dos docentes, publicação de editais de apoio aos estudantes, toda uma adaptação que custou tempo e muito trabalho", afirmou.

Para a pró-reitora, todas as medidas foram necessárias para a garantia da continuidade do ensino.

"A oferta das atividades não presenciais e a prorrogação das datas de encerramento dos semestres possibilitaram que os estudantes tivessem o mínimo de prejuízo possível diante das restrições impostas pela pandemia", finalizou.

Férias - Diante da alteração do calendário do segundo semestre, a férias escolares também foram alteradas e passam a vigorar entre os dias 4 de janeiro a 2 de fevereiro de 2021 nos dez campi do IFMS.

A decisão foi publicada por meio da Resolução nº 66/2020 do Conselho Superior.

Ambas resoluções do Cosup estão publicadas no site do IFMS.

Prorrogação de editais - Os editais de seleção para ingresso em cursos técnicos subsequentes e da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no segundo semestre de 2020 foram retificados, neste mês, para que não percam a validade.

Os candidatos selecionados ainda não iniciaram as atividades porque os editais preveem que o ingresso será feito apenas no retorno das atividades presenciais de ensino.

A suspensão das atividades presenciais no IFMS segue até 31 de dezembro, conforme a última decisão da instituição, que também definiu diretrizes para o retorno gradual das aulas práticas presenciais.