Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Disponibilizados materiais de apoio para atividades não presenciais

Estudante

Disponibilizados materiais de apoio para atividades não presenciais

Guia explica a estudantes como navegar no ambiente virtual de ensino, e mapa mental ajuda a organizar essa nova forma de estudo.
por Osvaldo Sato publicado: 09/04/2020 09h22 última modificação: 09/04/2020 09h34

As aulas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram retomadas nesta semana com a oferta de atividades não presenciais. A plataforma onde os conteúdos estão sendo disponibilizados é o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea - Moodle), uma novidade para a maioria dos estudantes.

Para auxiliar os alunos dos cursos técnicos integrados, subsequentes, graduação e qualificação profissional neste período de adaptação ao ambiente de ensino virtual, foram disponibilizados dois materiais de apoio desenvolvidos pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread).

“O Guia do Aluno auxilia nas principais dúvidas referentes às ferramentas e utilização do Avea - Moodle por nossos estudantes”, explicou o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância, Márcio Amorim.

Além de orientações para cadastro e acesso, o Guia do Aluno no Avea - Moodle apresenta as ferramentas do ambiente, como acesso ao curso, disciplinas, aulas, notas, fórum, chat, área de mensagens e calendário.

“O Guia auxilia nas principais dúvidas referentes às ferramentas e utilização do Moodle por nossos estudantes e como essas ferramentas podem ser utilizadas”, explicou o diretor do Cread, Márcio Amorim.

Já o Mapa Mental demonstra, por meio de imagens, como o estudante pode organizar os estudos no Avea - Moodle. Com vídeos, gráficos e orientações apresentados em sequência, o material busca facilitar a assimilação do conteúdo no ambiente virtual de ensino.

“São links e vídeos explicativos para que os estudantes possam compreender cada ferramenta do ambiente virtual. Um material atualizado e que vai ao encontro das novas tecnologias de informação e comunicação”, destacou Amorim.

O Guia e o Mapa estão disponibilizados na página IFMS contra o coronavírus, onde a instituição apresenta as ações de prevenção à pandemia da Covid-19, documentos institucionais sobre o tema e orientações.

Orientações - Os materiais disponibilizados aos estudantes estão previstos na Instrução Normativa nº 2/2020, emitida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para orientar os campi na implantação das atividades não presenciais.

A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, explica que a instituição tem orientado os campi quanto ao uso do Avea – Moodle e de outras ferramentas, da possibilidade de reorganização do cronograma de atividades, da necessidades de revisão dos planos de ensino, da forma de registro da carga horária não presencial, entre outras dúvidas.

"Todas essas medidas visam resguardar a saúde coletiva, bem como a qualidade do ensino e a acessibilidade pedagógica aos estudantes do Instituto Federal”, afirmou a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

"Todas essas medidas que adotamos visam resguardar a saúde coletiva, bem como a qualidade do ensino e a acessibilidade pedagógica aos estudantes do Instituto Federal”, afirmou a pró-reitora.

A Instrução Normativa apresenta uma trilha de aprendizagem para o docente, a fim de garantir a qualidade técnica e pedagógica, e um guia com perguntas e respostas a serem apresentadas aos estudantes.

“Tivemos a necessidade de revisão da primeira Instrução Normativa e, por isso, publicamos a segunda, considerando as novas recomendações publicadas pelo Ministério da Educação”, explicou a pró-reitora.

Auxílio - O IFMS irá disponibilizar aos estudantes que não têm condições de adquirir um plano de dados o Auxílio Emergencial para Acesso Digital, no valor de R$ 30,00, para que possam realizar as atividades pela internet.

Um edital específico para a oferta do auxílio emergencial está sendo elaborado e será publicado nos próximos dias.