Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Divulgada a segunda chamada para cursos de idiomas

Formação Inicial e Continuada

Divulgada a segunda chamada para cursos de idiomas

Os convocados para os cursos de Espanhol, Inglês e Libras deverão fazer a matrícula online entre terça e quinta-feira, 15 a 17
por Juliana Aragão publicado: 14/09/2020 14h23 última modificação: 14/09/2020 14h23

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta segunda-feira, 14, na Central de Seleção, a segunda chamada para ingresso em cursos de idiomas no segundo semestre letivo.

Os candidatos convocados para os cursos de Espanhol, Inglês e Libras devem se matricular entre terça e quinta-feira, 15 a 17, no sistema de matrículas online do IFMS.

Depois de ativar o acesso ao sistema, o candidato deve responder ao Questionário Socioeconômico e enviar os documentos digitalizados listados abaixo no formato indicado no edital:

• requerimento de matrícula preenchido e assinado;
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso;
  • documento oficial de identificação com foto
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (brasileiros entre 19 e 45 anos completos ou a serem completados até 31 de dezembro);
  • uma foto 3x4 recente;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online (assinado pelo responsável legal), certidão de nascimento ou documento de guarda e tutela (se for o caso) e documento oficial com foto do responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos.

íntegra das instruções para fazer a matrícula online está disponível no edital de convocação. Em caso de dúvida, o convocado deve enviar um e-mail para .

De acordo com o cronograma retificado do processo seletivo, a publicação da terceira chamada - caso haja vagas - está prevista para 22 de setembro, com matrículas nos dias 23 e 25 do mesmo mês.

Devido à pandemia do novo coronavírus, ainda não há previsão de início das aulas. A data será divulgada após a definição do calendário letivo do segundo semestre.

Seleção - Foram ofertadas 280 vagas em cursos de Espanhol, Inglês e Libras já em andamento nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os candidatos foram classificados por meio de sorteio eletrônico, realizado no dia 7 de agosto, na Capital. Os 892 inscritos também fizeram uma prova de nivelamento online para definir em que turma poderiam ingressar.

As vagas foram divididas entre servidores e estudantes do IFMS, além do público em geral.

Cursos – Conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional, além de contribuírem para fomentar o processo de internacionalização do IFMS.

A oferta é na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Cada curso tem duas etapas, de três semestres cada.

Os estudantes são responsáveis por adquirir o material didático indicado pela instituição. O certificado tem validade nacional e confere o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.