Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Divulgada como será feita a entrega dos kits aos estudantes

Assistência Estudantil

Divulgada como será feita a entrega dos kits aos estudantes

Em Ponta Porã, os selecionados receberão os kits a partir desta quinta-feira, 20. Saiba como será feita a entrega do benefício nos demais campi
por Juliana Aragão publicado: 19/08/2020 12h21 última modificação: 19/08/2020 12h47

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa terça-feira, 18, orientações e procedimentos para o recebimento ou retirada do Kit Alimentação Escolar, benefício concedido a estudantes dos cursos técnicos integrados e da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) como forma de enfrentamento à pandemia.

Foram contemplados 928 estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Outros 30 inscritos estão em lista de espera. Os selecionados receberão o benefício pelo período de um mês, podendo esse prazo ser prorrogado.

De acordo com as orientações, a retirada ou recebimento dos kits somente será possível mediante a presença do responsável legal do estudante cadastrado no sistema acadêmico do IFMS.

Ponta Porã - O campus iniciará a entrega dos kits nesta quinta-feira, 20. Os estudantes selecionados e seus responsáveis legais poderão retirar as cestas básicas, entre 9h e 15h, na Escola Estadual Miguel Marcondes Armando (Rua Baltazar Saldanha, 1.370, Centro) ou no próprio IFMS (BR 463, km 14, Sanga Puitã).

Para os estudantes que moram nos municípios de Aral Moreira e Antônio João, a entrega dos kits será feita por servidores do campus que se deslocarão até essas cidades em veículo da instituição.

"A concessão dos kits é uma forma de fortalecer o vínculo do estudante com o IFMS e garantir que, além de estudar, ele também possa se alimentar", destacou o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro dos Santos.

Foram selecionados 95 estudantes que receberão, cada um, quatro cestas básicas no valor de R$ 107,50. Os kits poderão ser retirados a cada 20 dias, contados a partir desta primeira entrega.

O diretor-geral do campus, Izidro dos Santos, explica que a comissão responsável pela aquisição dos alimentos ficou bastante atenta aos prazos, e por isso já está sendo possível entregar as cestas básicas aos estudantes.

"Com a pandemia, muitos pais perderam o emprego ou tiveram a renda comprometida. A concessão desse benefício é uma forma de fortalecer o vínculo do estudante com a instituição e garantir que, além de estudar, ele também possa se alimentar", destacou o diretor.

Esta foi a primeira vez que o Campus Ponta Porã adquiriu gêneros alimentícios com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O planejamento foi um dos fatores que levaram o processo a transcorrer com agilidade.

"Antes de iniciar o processo nós fizemos um levantamento prévio sobre a disponibilidade dos produtos provenientes da agricultura familiar na região, uma vez que 30% dos alimentos deveriam ter dessa origem, e também cotações com possíveis fornecedores", explicou João Lucas de Almeida, técnico em Agropecuária e membro da comissão.

A comissão, presidida pela professor Joelson Fernandes, tinha ainda como membro a assistente social do campus, Maria do Socorro Carvalho da Costa.

Demais campi - Outros dois campi do IFMS já definiram as datas de entrega dos kits de alimentação escolar.

Em Campo Grande, os estudantes selecionados deverão retirar as cestas básicas nos períodos de 31 de agosto a 4 de setembro, e de 19 a 23 de outubro, na empresa fornecedora Forthelux Comércios e Serviços LTDA (Rua Dona Tereza Cistina, 611, Jardim Guanabara). O horário de atendimento será das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Os estudantes do Campus Nova Andradina selecionados deverão retirar as cestas básicas entre os dias 10 e 18 de setembro, das 14h às 17h, na sede urbana do IFMS que funciona no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Avenida Rosilene Lima Oliveira, 64, Jardim Universitário.

Nos outros sete campi, os estudantes serão informados pelo e-mail institucional sobre as datas e horários das entregas dos kits. Em algumas unidades, a forma como o benefício será entregue aos selecionados já está definida.

Recurso - O IFMS destinou R$ 334,1 mil para a oferta dos kits, sendo R$ 323,7 mil para aquisição de cestas básicas aos estudantes dos cursos técnicos integrados e R$ 10,4 mil para a concessão dos kits aos alunos do Proeja.

O recurso foi viabilizado por meio da Resolução nº 2/2020, que trata da execução do PNAE durante o período de estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da covid-19.

Desde março, as atividades presenciais no Instituto Federal estão suspensas por conta da pandemia. A última decisão mantém as atividades de ensino e administrativas não presenciais até 30 de setembro.

As ações da instituição para o enfrentamento à pandemia podem ser conferidas na página IFMS contra o coronavírus.

Procedimentos de entrega ou retirada dos kits por campus

Campus Forma de retirada/entrega Data/Período Horário
Aquidauana O kit deverá ser retirado no Campus Aquidauana do IFMS (Rua Tadao Arima, 222, Vila Ycaraí) A informação será enviada ao e-mail institucional dos estudantes até 31/08/2020 A informação será enviada ao e-mail institucional dos estudantes até 31/08/2020
Campo Grande O kit deverá ser retirado na empresa fornecedora Forthelux Comércios e Serviços (Rua Dona Tereza Cristina, 611, Jardim Guanabara)