Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Divulgado resultado de pesquisa sobre aulas em ambientes virtuais

Divulgado resultado de pesquisa sobre aulas em ambientes virtuais

Mais de dois mil participantes, entre estudantes, professores e demais servidores da área de ensino, responderam ao questionário online.
por Juliana Aragão publicado: 05/05/2020 13h48 última modificação: 06/05/2020 07h30

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta terça-feira, 5, o resultado da pesquisa sobre as atividades de ensino não presenciais, adotadas pela instituição há cerca de um mês em virtude da pandemia de Covid-19.

A pesquisa foi aplicada entre 24 e 29 de abril e teve a participação de estudantes dos cursos técnicos integrados, da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), dos cursos técnicos subsequentes, de Formação Inicial e Continuada (FIC), da graduação e pós-graduação, além de professores, pedagogos, técnicos de assuntos educacionais, assistentes de alunos, servidores das bibliotecas e psicólogos.

Dos 2.086 participantes, 79% são estudantes - a maioria de cursos técnicos integrados (67,5%) e da graduação (24,3%) -, e os outros 21% correspondem a docentes e demais servidores da área do ensino.

Para 31,4% dos estudantes que participaram da pesquisa, as atividades não presenciais são consideradas ótimas ou boas, sendo normais para 34,1% e ruins ou péssimas para 34,5%.

O levantamento indica ainda que 55,7% aprovam a adoção de aulas em ambientes virtuais. Os outros 44,3% consideram que a instituição deveria ter suspendido o calendário e adotado a reposição das aulas após o período de isolamento social.

gráfico-3.png

Os dados, segundo a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, apresentam um panorama das atividades não presenciais sob diversos aspectos.

"Os indicadores buscam captar a percepção dos estudantes e servidores acerca das atividades desenvolvidas pelo IFMS, servindo como base para a melhoria contínua das ações implementadas", ressaltou a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

"Os indicadores apresentados não têm o objetivo de apontar uma conclusão categórica, mas sim captar a percepção dos estudantes e servidores acerca das atividades desenvolvidas pelo IFMS, servindo como base para a melhoria contínua das ações implementadas e processos construídos para atender à comunidade durante o período de atividades não presenciais", ressaltou.

Outros dados - Para 46,6% dos participantes da pequisa, o acesso digital ao conteúdo é considerado ótimo ou bom. Outros 35,8% consideram normal, e 17,5% ruim e péssimo.

Quanto ao funcionamento do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea - Moodle), 38,6% responderam ser ótimo ou bom, 38,3% normal e 23,1% ruim ou péssimo.

Gráfico 1

Em relação à qualidade dos conteúdos disponibilizados pelo professores, 39,5% dos participantes indicaram que as atividades não presenciais têm sido boas ou ótimas, 35,1% normais e 25,4% ruins ou péssimas.

Para 79,6% dos participantes as atividades propostas pelos professores são claras. A quantidade e o prazo para entrega foram apontados como adequados por 61,8% e 76,2% dos estudantes que responderam o questionário, respectivamente.

"Quase quatro em cada dez estudantes utilizam o celular para acessar o Avea-Moodle. Esse detalhamento poderá auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades adequadas ao tipo de instrumento mais utilizado pelos estudantes", comentou a pró-reitora de Ensino.

Para 93,7% dos estudantes que participaram da pesquisa, os professores os orientam nas dúvidas que surgem sobre o material postado na plataforma.

Em contrapartida, 63% afirmaram não participar da permanência, atendimento feito pelos professores fora do horário de aula para tirar dúvidas ou reforçar o conteúdo ministrado. "O dado indica a necessidade da instituição desenvolver ações no intuito de ampliar esta participação", ressaltou a pró-reitora.

A maioria dos participantes da pesquisa, 61,5%, informou utilizar computadores e notebooks para realizar as atividades não presenciais. Porém, o índice de utilização de smartphones, 37,7%, também é alto.

"O indicador mostra que quase quatro em cada dez estudantes utilizam o celular para acessar o Avea-Moodle. No Campus Coxim, por exemplo, esse índice chega a quase 60%. Esse detalhamento poderá auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades adequadas ao tipo de instrumento mais utilizado pelos estudantes", comentou Cláudia.

O relatório que traz os dados e análises da pesquisa sobre as atividades não presenciais no IFMS foi elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pelos diretores de Ensino dos dez campi, com a colaboração da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi). Confira o documento na íntegra

Gráfico 2

Atividades não presenciais - Os dez campi iniciaram a oferta de aulas em ambientes virtuais de ensino no início de abril. Na ocasião, as unidades foram orientadas pela Proen por meio da Instrução Normativa nº 2/2020

As atividades presenciais de ensino e administrativas no IFMS estão suspensas desde o dia 18 de março, em virtude da pandemia de Covid-19. A suspensão vale até 2 de junho, de acordo com a Decisão nº 126/2020.

Servidores de todas as unidades, inclusive da reitoria, trabalham em sistema de home office

Prevenção - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus