Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Divulgados os primeiros contemplados no Alunos Conectados

Estudante

Divulgados os primeiros contemplados no Alunos Conectados

Selecionados receberão chip com pacote de dados para telefonia móvel. Iniciativa busca minimizar impactos da pandemia nas atividades não presenciais
por Cleyton Lutz publicado: 18/11/2020 06h03 última modificação: 18/11/2020 06h13

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na última sexta-feira, 13, a relação de contemplados no projeto Alunos Conectados, que concederá cartão SIM com pacote mensal de dados de telefonia móvel para estudantes da instituição em situação de vulnerabilidade social.

Na Central de Seleção estão disponíveis as listas dos contemplados e daqueles que tiveram as inscrições indeferidas. Foram selecionados 82 estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção foi aberta a alunos matriculados nos cursos presenciais do IFMS e com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e teve como critérios a renda apresentada no Questionário Socioeconômico, o tempo para conclusão do curso e a idade dos candidatos.

Voltado à formação de cadastro de reserva, o edital do processo seletivo é de fluxo contínuo, terá validade enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus. A lista de contemplados será atualizada quinzenalmente.

Uma retificação ao edital de abertura, publicada no dia 10 de novembro, permite que a participação no projeto Alunos Conectados seja acumulada com o Auxílio Emergencial para Acesso Digital, benefício oferecido desde abril pelo IFMS.

Recebimento – Após a publicação do resultado final, serão divulgadas as orientações sobre os procedimentos para o recebimento dos chips, de acordo com a logística adotada pelo campi.

A retirada poderá ser feita pelo estudante ou responsável legal, portando os documentos necessários.

Em caso de dúvida, o interessado pode entrar em contato diretamente com a unidade, por meio dos telefones e e-mails disponibilizados no item 8 do edital de abertura.

Projeto – Realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Alunos Conectados visa promover o acesso e contribuir com a equidade entre os alunos da rede pública da educação profissional por meio de acesso à internet, facilitando o desenvolvimento das atividades não presenciais. A operacionalização do benefício previsto está condicionado ao repasse do chip ao IFMS pelo MEC/RNP.

O estudante contemplado deve utilizar o pacote de dados para realizar atividades acadêmicas remotas. Em caso de dano ou extravio do chip, é necessário comunicar imediatamente ao Serviço de Tecnologia de Informação e Suporte Técnico (Serti) do campus para cancelamento ou substituição - a aquisição de um novo chip ficará ao encargo do estudante.

Além disso, também devem ser informadas quaisquer alterações de dados de natureza acadêmica, como cancelamento, abandono ou conclusão do curso, e/ou cadastrais, como mudança de endereço e telefone.