Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Editais são cancelados em virtude da pandemia

Editais são cancelados em virtude da pandemia

Processos seletivos de visitas técnicas e do auxílio monitoria, previstos para o 1º semestre, tiveram os recursos remanejados.
por Juliana Aragão publicado: 22/05/2020 13h17 última modificação: 22/05/2020 13h17

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou, nesta semana, o cancelamento dos editais para seleção de visitas técnicas com pagamento de auxílio aos estudantes (edital nº 010/2020) e para a concessão do auxílio monitoria (edital nº 011/2020), ambos previstos para o primeiro semestre.

A decisão sobre o cancelamento dos editais foi tomada conjuntamente entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e diretores de Ensino dos dez campi, em reunião realizada no dia 24 de abril.

"As orientações da Proen [Pró-Reitoria de Ensino] buscaram, essencialmente, preservar a saúde de nossos estudantes, servidores e comunidade escolar", explicou Marta Luzzi, diretora-executiva de Ensino.

Foram levadas em consideração as decisões do IFMS pela suspensão das atividades letivas e administrativas presenciais em 18 de março (Decisão nº 75/2020), e pelas prorrogações da medida até 2 de maio (Decisão nº 97/2020) e, posteriormente, até 2 de junho (Decisão nº 126/2020).

"As orientações da Proen também se basearam nas legislações publicadas por necessidade de adaptação ao momento, nos estudos da Comissão Geral de Prevenção ao Novo Coronavírus do IFMS e buscaram, essencialmente, preservar a saúde de nossos estudantes, servidores e comunidade escolar", explicou Marta Luzzi, diretora-executiva da Proen.

Nessa quinta-feira, 21, em uma nova decisão o IFMS decidiu manter as atividades presenciais suspensas até 30 de junho.

Recursos - De acordo com o comunicado de cancelamento do edital nº 010/2020, o recurso destinado ao processo seletivo será remanejado para o edital de visitas técnicas do segundo semestre.

"Lembrando que a publicação do edital no segundo semestre só será possível se a situação de pandemia que passamos for controlada e as visitas técnicas possam ser realizadas com segurança", reforça Marta.

O edital cancelado destinava R$ 60 mil aos campi para a realização da atividade no primeiro semestre. O recurso seria descentralizado aos dez campi de forma proporcional ao número de estudantes matriculados em cada unidade.

No caso do edital nº 011/2020, o comunicado de cancelamento informa que os recursos que seriam utilizados para o pagamento do auxílio monitoria no primeiro semestre será transferido para a assistência estudantil do IFMS.

"A Proen, em decisão conjunta com a Diretoria e com a Coordenação de Assuntos Estudantis, além da equipe de assistência estudantil, verificará qual é a melhor forma para complementar os editais da área e, consequentemente, contemplar os estudantes", finalizou a diretora-executiva.