Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Edital de apoio contempla projetos vinculados a grupos de pesquisa

Edital de apoio contempla projetos vinculados a grupos de pesquisa

Selecionados receberão fomento para desenvolvimento das ações e fortalecimento dos grupos de pesquisa credenciados pela instituição
por Osvaldo Sato publicado: 15/12/2020 08h00 última modificação: 15/12/2020 08h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta segunda-feira, 14, o resultado preliminar do edital de apoio a projetos vinculados aos grupos de pesquisa certificados pela instituição.

Foram contemplados seis projetos que receberão o fomento para o desenvolvimento das pesquisas. As ações do cronograma dos projetos serão desenvolvidas entre 21 de dezembro de 2020 e 21 de dezembro de 2021.

Os projetos contemplados estão vinculados a grupos de pesquisa certificados pelo IFMS e credenciados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, o edital exigiu que os projetos, em suas linhas temáticas, estivessem relacionados a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O resultado está publicado na Central de Seleção do IFMS. Após período para recursos, o resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro de 2020.

Recurso - Destinado a investimentos de capital e para o custeio dos projetos, é oriundo do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

As cinco primeiras propostas selecionadas serão contempladas com R$ 11.600,00 cada uma, sendo que R$ 3 mil deverão ser utilizados para aquisição de equipamentos, R$ 5 mil para compra de materiais e R$ 3,6 mil ao pagamento de bolsas.

A proposta selecionada na sexta colocação será contemplada com R$ 8 mil, sendo R$ 3 mil utilizados para investimentos em equipamentos e R$ 5 mil para o pagamento de material de consumo.

A distribuição das bolsas de pesquisa será feita pelo coordenador do projeto, nos valores de R$ 600,00 para estudantes de mestrado e de R$ 400,00 para acadêmicos de graduação.

Ao final do projeto, o coordenador deverá apresentar um relatório de prestação de contas. Além disso, como forma de contrapartida, deverá apresentar um trabalho relacionado ao projeto financiado nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS ou promover atividade vinculada ao projeto durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidos pelo e-mail dirpe@ifms.edu.br.

Projetos contemplados:

Título do Projeto Proponente Campus Grupo de Pesquisa
Implementando Alternativas Tecnológicas para o Aprimoramento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) Fabricio Ravagnani Campo Grande Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde, Tecnologia, Inovação e Cultura
Enxofre na biofortificação agronômica de selênio em feijão caupi Elcio dos Santos Nova Andradina Grupo de Pesquisa Sistema Solo-Planta Animal
Desenvolvimento de um Sistema de Limpeza Autônoma de Placas Fotovoltaicas baseado em Microcontroladores de Baixo Custo Grazieli Suszek Nova Andradina Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação (Nipeti)
Criação Sustentável de Híbridos de Pintados em Tanques de Geomembrana Odair Diemer Coxim TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional
Comunidades de aprendizagem: implicações para a constituição da identidade do IFMS e para a formação integral Azenaide Vieira Nova Andradina NUPAT: Núcleo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Aprendizagem Ativa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica