Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS inicia pesquisa sobre o perfil de ex-estudantes

Egressos

IFMS inicia pesquisa sobre o perfil de ex-estudantes

Estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2019 têm até o dia 30 de abril para responder questionário online. Ação busca aperfeiçoar processo de ensino e aprendizagem.
por Juliana Aragão publicado: 30/03/2020 12h08 última modificação: 30/03/2020 12h08

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta segunda-feira, 30, a aplicação de uma pesquisa que busca levantar o perfil de ex-estudantes da instituição. A ação está prevista no Programa de Acompanhamento de Egressos.

Podem participar da pesquisa todos os estudantes que se formaram em cursos regulares do IFMS no primeiro semestre de 2019, o que inclui os cursos técnicos integrados ao ensino médio, inclusive Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes (presenciais e a distância), graduação e pós-graduação.

questionário online ficará disponível aos egressos até o dia 30 de abril.

Ao participar da pesquisa, o egresso informa as formas de contato e responde a questões relacionadas a assuntos como experiência em projetos de pesquisa e/ou extensão, estágio, assistência estudantil, bibliotecas, acesso a equipamentos e tecnologias, qualidade do curso, além do perfil e atuação profissional.

"Com as informações coletadas, poderemos traçar um panorama do papel efetivo do IFMS quanto ao ensino e aprendizagem, possibilitando a melhoria contínua dos serviços prestados, além do atendimento das demandas do mundo do trabalho", comentou Cinara Baccili Ribeiro, diretora de Relações Institucionais.

A diretora de Relações Institucionais do IFMS, Cinara Baccili Ribeiro, destaca que a pesquisa é um importante instrumento para a identificação de potencialidades e possíveis fragilidades na formação oferecida.

"Queremos acompanhar nossos ex-estudantes. Com as informações coletadas, poderemos traçar um panorama do papel efetivo da instituição em questões de ensino e aprendizagem, e sua relação com a ciência e a tecnologia. A pesquisa visa mostrar a importância do planejamento institucional, possibilitando a melhoria contínua dos serviços prestados, além do atendimento das demandas do mundo do trabalho".

A previsão é que a pesquisa seja aplicada a semestralmente, sempre com os estudantes com seis meses de formação. As questões foram elaboradas pela comissão instituída pela Portaria nº 572/2019.

Acompanhamento de Egressos - Aprovado em 2018, o programa tem como foco a realidade acadêmica e profissional dos ex-estudantes para subsidiar o planejamento e aperfeiçoamento das políticas educacionais e administrativas do IFMS.

O documento define que a pesquisa é um dos instrumentos que implementam o programa, além das ações de relacionamento com os egressos. As ações são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio das coordenações de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) e de Gestão Acadêmica (Cogea) dos campi.

Acesse o Programa de Acompanhamento de Egressos do IFMS na íntegra.