Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS realiza conserto de respiradores para ajudar hospitais

IFMS realiza conserto de respiradores para ajudar hospitais

Acordo de cooperação com empresa da capital, realizado por iniciativa do Campus Campo Grande, vai ajudar pacientes com coronavírus
por Cleyton Lutz publicado: 09/04/2020 15h10 última modificação: 23/04/2020 07h31

Um acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e uma empresa da capital tem permitido o conserto de respiradores para atender a pacientes vitimas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A parceria foi assinada no dia 8 de abril, pela reitora, Elaine Cassiano. Até agora foram reparados 17 equipamentos, usados no Hospital Regional (HR) de Campo Grande.

O objetivo principal é contribuir de maneira efetiva com a população e a saúde pública no combate à pandemia. Os problemas respiratórios fazem parte dos sintomas que atingem os portadores da doença e os respiradores garantem suporte ventilatório, levando ar aos pulmões dos pacientes, nos casos mais graves, facilitando a chegada do oxigênio ao sangue.

A empresa Engetec Medical, parceira do IFMS, é especializada em engenharia clínica e tem entre seus funcionários dois egressos do Campus Campo Grande. Os ex-alunos Kenji Shimizu, Caio Galvão e Franscisco Zuriaga Neto atuam junto aos professores na recuperação dos aparelhos.

O acordo tem duração prevista de três meses, podendo ser prorrogado caso haja necessidade, e não prevê verbas de custeio aos servidores do IFMS, nem qualquer tipo de ônus à instituição. A cooperação tem a participação de docentes e técnicos das áreas de Eletrotécnica e Mecânica.

“Alguns aparelhos estão bastante comprometidos, então retiramos as peças que ainda podem ser utilizadas e colocamos em outros que estão em melhor estado. Em alguns casos, também é feita a troca de baterias. Verificamos ainda os processos eletrônicos, resfriamento, etc. Depois disso encaminhamos para a empresa parceira, que é a responsável pela calibração”, explica Guimarães.

As atividades, realizadas nos laboratórios do campus, são coordenadas pelos professores Fernando Guimarães e Marcos Antônio Cortez.

Cerca de 20 servidores do IFMS participam direta ou indiretamente da ação, identificando os prováveis defeitos dos equipamentos.

A diretora de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais do campus, Marylin Matos, informa que após a devolução das máquinas do HR, a ideia é elencar outros hospitais que possam receber a manutenção dos aparelhos.

Experiência – O ex-estudante do IFMS, Kenji Shimizu, concluiu o curso técnico integrado em Eletrotécnica no Campus Campo Grande em 2018. Atualmente, cursa Engenharia Elétrica e trabalha na Engetec, empresa participante do acordo de cooperação. Ele conta um pouco que os conhecimentos adquiridos no IFMS tem sido importantes.

“O que eu aplico do ensino técnico integrado diz respeito principalmente à parte eletrônica, pneumática e automação. Primeiro fizemos uma análise nos equipamentos, para verificar quais poderiam voltar a funcionar com um reparo simples ou troca de peças. Após, os respiradores precisam passar por uma verificação, que seria a calibração, e testes funcionais para garantir que o equipamento esteja apto para uso”, explica.

Prevenção - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus

Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais. Há ainda uma sessão de perguntas frequentes, na qual a comunidade pode tirar dúvidas sobre as ações do IFMS.