Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Iniciadas atividades em ambientes virtuais de ensino

Iniciadas atividades em ambientes virtuais de ensino

Até o dia 13 de abril os dez campi devem ofertar atividades de ensino não presenciais. Medida vale, inicialmente, até maio.
por Juliana Aragão publicado: 07/04/2020 15h14 última modificação: 08/04/2020 08h17

Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciaram, nesta semana, a oferta de atividades em ambientes virtuais de ensino. A suspensão das atividades presenciais na instituição foi prorrogada até 2 de maio. Todas as unidades utilizarão o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea - Moodle).

Em Naviraí, os estudantes começaram a receber atividades no ambiente virtual nessa segunda-feira, 6. Com as salas criadas, algumas turmas foram unificadas. O planejamento das aulas está sendo feito de forma coletiva entre coordenadores, professores, técnicos educacionais, assistente social e pedagoga.

Os professores de Ponta Porã também já começaram a disponibilizar conteúdos e atividades no Avea - Moodle, o que será feito sempre às segundas e quartas-feiras. Os docentes estão disponíveis aos estudantes nos horários de aula.

Nesta terça-feira, 7, são os estudantes de Aquidauana que começam a realizar atividades em ambiente virtual. Cada coordenação de curso criou um calendário específico para oferta de conteúdos. Os alunos devem ficar atentos a informações enviadas ao e-mail institucional e aos grupos de WhatsApp.

Em Coxim, as atividades não presenciais começam a ser oferecidas nesta quarta-feira, 8, no Avea - Moodle. A orientação aos estudantes é que criem o hábito diário de abrir o e-mail institucional, o grupo de WhatsApp da turma e que acompanhem as informações divulgadas nos canais de comunicação oficiais do IFMS.

Nos demais campi, as atividades de ensino em ambiente virtual terão início na segunda-feira, 13. Em Campo Grande, professores e estudantes receberão orientações específicas. Os docentes poderão utilizar outras ferramentas como o Google Classroom e e-mail institucional, desde que todas as atividades sejam registradas no Avea - Moodle.

Em Corumbá, as postagens de conteúdos serão semanais, respeitados os horários das aulas. A primeira semana será de ambientação, sendo que cada professor definirá os recursos que irá utilizar (chat, vídeos, apostila virtual, etc.)

Em Dourados, os professores irão lançar as atividades no Avea-Moodle para o cumprimento das cargas horárias das disciplinas. A orientação é que os estudantes fiquem atentos às informações e vídeos divulgados no perfil oficial do campus no Facebook e demais redes sociais administradas pela unidade.

As atividades e conteúdos ministrados pelos professores do Campus Jardim serão postados no Avea- Moodle sempre às segundas-feiras e quintas feiras.

Em Nova Andradina, foi oferecida uma formação docente nessa segunda-feira, 6, sobre atividades de ensino não presenciais. Coordenadores de cursos têm enviado vídeos para acolher os estudantes. Os professores e a equipe pedagógica elaboram, neste momento, um cronograma para distribuir as disciplinas ao longo da semana.

O Campus Três Lagoas também pede que os estudantes acessem o e-mail institucional diariamente, além dos grupos de WhatsApp das turmas, para que fiquem informados sobre os conteúdos que serão postados no Avea - Moodle.

Orientações - Para ofertar atividades em ambientes virtuais de ensino, os campi foram orientados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Instrução Normativa nº 2/2020.

As orientações são referentes aos cursos técnicos integrados, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e graduação.

O IFMS vai ofertar aos estudantes que não têm condições de adquirir um plano de dados o Auxílio Emergencial para Acesso Digital, no valor de R$ 30,00, para que possam realizar as atividades pela internet.

Retrospectiva - A decisão de manter o calendário letivo e adotar atividades não presenciais, enquanto a suspensão das aulas continuar, foi tomada no dia 30 de março, pelo Conselho Superior (Cosup), por meio da Resolução nº 9/2020.

No dia seguinte, a reitoria publicou a Decisão nº 97/2020, que prorroga até 2 de maio a suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais.

As aulas presenciais nos dez campi do IFMS estão suspensas desde o dia 18 de março. Na mesma data, servidores de todas as unidades, inclusive da reitoria, passaram a trabalhar em sistema de home office

Prevenção - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus

Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais. Há ainda uma sessão de perguntas frequentes, na qual a comunidade pode tirar dúvidas sobre as ações do IFMS.

* Este texto foi alterado às 9h15 de 08/04/2020 para substituição da Instrução Normativa nº 1/2020 pela Instrução Normativa nº 2/2020, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).