Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Inscrições para estágio não presencial terminam na terça-feira

Estudante

Inscrições para estágio não presencial terminam na terça-feira

Seleção visa formar cadastro de reserva e é aberta a estudantes dos cursos técnicos e da graduação dos dez campi do IFMS
por Cleyton Lutz publicado: 17/09/2020 06h42 última modificação: 17/09/2020 06h42

As inscrições no processo seletivo que visa formar cadastro de reserva para o estágio obrigatório não presencial no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem ser feitas até terça-feira, 22.

Podem participar estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes, além dos acadêmicos de graduação dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

O interessado deve estar em condições de se formar até o final de 2020, sem dependência a serem cursadas, ou em fase de integralização, em que precisem apenas do estágio para concluir o curso.

Os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos e disponibilidade de carga horária de 20 a 30 horas semanais para atividades de estágio matutinas e vespertinas. Para estágio em período noturno, é necessário ser maior de 18 anos e ter carga horária disponível de 15 a 20 horas semanais. 

Para fazer a inscrição é necessário preencher o formulário online. A relação dos cursos, turnos, pré-requisitos e carga horária semanal está disponível no edital publicado na Central de Seleção do IFMS

Seleção – A classificação será feita a partir do Coeficiente de Rendimento (CR) do estudante, sendo considerada a matrícula atual do aluno e todas as unidades curriculares cursadas até o primeiro semestre de 2020. Em caso de empate, serão priorizados os com idade maior.

O cálculo do CR será feito nos termos do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFMS

Os selecionados serão convocados de acordo com a necessidade da instituição, respeitando as atribuições para a realização do estágio. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as atividades poderão ser desenvolvidas excepcionalmente de forma não presencial, nos termos da Instrução Normativa n° 04/2020

O resultado preliminar será publicado no dia 23 de setembro, e o final no dia 28 do mesmo mês. 

Estágio – O estágio supervisionado obrigatório é definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sendo que a carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. A jornada do estagiário deve ser compatível com o horário escolar e não ultrapassar 30 horas semanais. 

A concessão de estágio curricular no IFMS buscar complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato do mesmo com a vida profissional.

O papel do estágio é proporcionar ao estudante uma formação que facilite sua integração ao mercado de trabalho. A concessão não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e acontecerá mediante a celebração de Termo de Compromisso de Estágio Interno entre o estudante e a instituição.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página do Estágio no IFMS.