Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Maratona de Química reúne estudantes de três municípios

Coxim

Maratona de Química reúne estudantes de três municípios

Evento reuniu 25 estudantes, que competiram em diversas provas voltadas à disciplina. A 5ª edição da competição foi realizada de forma virtual
por Cleyton Lutz publicado: 12/11/2020 10h52 última modificação: 12/11/2020 10h53
Exibir carrossel de imagens Maratona de Química foi realizada virtualmente em 2020

Maratona de Química foi realizada virtualmente em 2020

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerrou na terça-feira, 10, a V Maratona de Química. A competição reuniu 25 estudantes de ensino médio dos municípios de Costa Rica, Pedro Gomes e Sonora.

Durante dois dias, os participantes, divididos em equipes e orientados por três professores, realizaram provas voltadas ao conhecimento em Química. Devido à pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez a competição foi realizada de forma virtual, por meio do YouTube.

Além de provas recreativas - como a criação de um grito de guerra, do mascote, de um podcast e uma história em quadrinhos sobre o assunto - as equipes também cumpriram cinco desafios relacionados à disciplina. Os participantes ainda tiveram que resolver caça-palavras, charadas e palavras-cruzadas. As atividades foram elaboradas pelos acadêmicos da licenciatura em Química, ofertada na unidade.

Como parte da preparação para a Maratona, os participantes receberam uma apostila com o conteúdo que seria utilizado na competição.

A vencedora foi a equipe formada por estudantes da Escola Estadual José Ferreira da Costa, do município de Costa Rica, que somou 694 pontos. Foi o segundo título consecutivo da escola.

Participaram ainda alunos da Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro, de Pedro Gomes; e da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra, de Sonora.

“Todos realizaram as prova e puderam ter contato diferenciado com o conteúdo de Química, além de uma nova experiência com a maratona totalmente digital”, destaca a coordenadora do evento, Mariane Ocanha.

Desafio – A suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19 representou um desafio na organização da Maratona.

A coordenadora do evento e professora de Matemática, Mariane Ocanha, explica que a organização foi iniciada em março deste ano e, logo em seguida, as atividades presenciais foram suspensas.

"Então passamos a planejar o evento a distância. Começamos decidindo quais seriam as provas a serem realizadas. Eram feitos testes, apresentações nas reuniões, até que foram definidas. A partir daí os acadêmicos de Química foram aprimorando as provas”, detalha.

Mesmo com a diminuição do número de equipes participantes, em relação às edições presenciais, Mariane destaca o empenho dos estudantes.

“Todos realizaram as prova e puderam ter contato diferenciado com o conteúdo de Química, além de uma nova experiência com a maratona totalmente digital”, finaliza a coordenadora.

Organização – O evento foi organizado por uma comissão formada por mais de 20 membros, entre servidores do campus e acadêmicos de graduação, incluindo 11 bolsistas do Programa de Iniciação à Docência do IFMS (Pibid).

A Maratona de Química faz parte das atividades inscritas no edital n° 006/2020, destinado ao acompanhamento de atividades de extensão a serem realizadas até 30 de novembro, com foco na comunidade externa ao IFMS.