Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > MEC e Conif orientam sobre retorno de atividades presenciais

MEC e Conif orientam sobre retorno de atividades presenciais

Diretrizes visam preservar a saúde de estudantes e servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No IFMS, plano de contingência foi elaborado.
por Osvaldo Sato publicado: 06/07/2020 14h07 última modificação: 06/07/2020 14h11

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 1º de julho, um protocolo de biossegurança para a retomada das atividades de ensino e administrativas presenciais. Na mesma data, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou diretrizes para a elaboração de planos de contingência contra o coronavírus nas instituições que compõem o colegiado.

O protocolo do MEC, publicado pela Portaria nº 572, visa integrar esforços das instituições do sistema federal de ensino para a retomada das atividades com segurança, respeito à vida e às comunidades.

Já o documento do Conif, publicado na página do colegiado, reúne uma série de diretrizes para a elaboração dos planos de contingência das instituições no processo de retorno às atividades presenciais.

“Produzimos um documento que preza pela saúde de toda nossa comunidade escolar e também induz à inovação, com a implementação de tecnologias educacionais variadas e técnicas de aprendizagem ativa”, explicou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, que fez parte do grupo de trabalho do Conif.

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, fez parte do grupo de trabalho formado por outros sete reitores que atuou na construção das diretrizes do Conif, com apoio das Câmaras Temáticas do colegiado.

“O foco do nosso trabalho foi definir diretrizes que pudessem conduzir os processos de elaboração de planos de contingência para o retorno às atividades presenciais nas instituições que compõem nossa Rede e, para isso, produzimos este documento, que preza pela saúde de toda nossa comunidade escolar e também induz à inovação, com a implementação de tecnologias educacionais variadas e técnicas de aprendizagem ativa”, explicou a reitora.

Suspensão das atividades presenciais - As atividades presenciais estão suspensas no IFMS desde 18 de março, em decorrência da pandemia do coronavírus. Desde então, os estudantes têm aulas em ambientes virtuais de ensino, e os servidores trabalham em sistema de home office.

Para avaliar o cenário e definir diretrizes, o IFMS criou a Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus, designada pela Portaria nº 460/2020.

A última decisão da reitoria, baseada em recomendação da Comissão, foi pela manutenção da suspensão das atividades presenciais de ensino e administrativas até 30 de julho.

IFMS - O Plano de Contingência do IFMS ao novo coronavírus foi elaborado pelo Comitê de Biossegurança, formado por servidores da área da saúde e segurança do trabalho.

O documento já foi submetido à Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas De Prevenção contra o Coronavírus e, em breve, será publicado.

O plano irá trazer orientações para a comunidade acadêmica que deverão ser seguidas, caso seja definido o retorno das atividades presenciais no atual cenário da pandemia.

As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção ao coronavírus, os documentos institucionais referentes à situação e outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.